Academia Virtual Mageense de Ciências, Letras e Artes –AVIMACLA
Presidente: Ivone Boechat
Patrono: Visconde de Mauá
Acadêmico: Denison Marins Coelho
Cadeira: 07
PROFESSORA MARIA MARTA CABRAL CAMACHO
Maria Marta nasceu no dia 26 de junho, em Santo Aleixo- 2º Distrito de Magé –RJ. Ela conta que sua trajetória como professora começou em 1982, em Santo Aleixo, quando se formou no antigo Curso Normal, e que foi orientada por sua mãe, Maria do Carmo Cabral Camacho, a ingressar nesse Curso, no Instituto Pedagógico, onde seu pai, professor Carlos Camacho, exercia a função de Diretor. Anos mais tarde, conta que percebeu quanto foi acertada a orientação de sua mãe, ao iniciar sua carreira de professora, que sempre exerceu com muita alegria, e doação total.
Em 1985, a professora Maria Marta entrou para a Congregação de Nossa Senhora de Belém no Rio de Janeiro, que tem por finalidade a evangelização da infância e da juventude no meio estudantil laicizado. Ali, recebeu uma sólida formação espiritual e também pedagógica.
Na Congregação, Maria Marta começou, com incentivo da Fundadora da Congregação, Madre Maria Helena Cavalcanti a aprimorar seus conhecimentos com estudos adicionais de Educação Infantil e Alfabetização no Colégio Carmela Dutra - RJ
Maria Marta trabalhou em 1987 como professora no Instituto São José no Rio de Janeiro; em 1989, foi professora na Creche Nossa Senhora de Belém, em Minas Gerais.
Em 1996, foi aprovada no Concurso para Admissão de Professores do Município de São Gonçalo, exercendo a função de docente II .
Em 2004, Irmã Maria Marta foi enviada para Petrópolis- RJ onde terminou a licenciatura em Letras e Literatura em Língua Portuguesa na Universidade Estácio de Sá, em 2007. Em Petrópolis, trabalhou durante 10 anos na Secretaria de Educação e na Mitra Diocesana, exercendo a função de Coordenadora da Pastoral de Educação, juntamente com a professora Maria Nilva Corsini e o saudoso Monsenhor Paulo Dhaier.
Desde 2012, a Irmã Maria Marta está licenciada da sua querida Congregação para trabalhar junto à comunidade de Santo Aleixo em Magé e fundar uma Casa de Acolhida para Meninas Vitimas de Abandono, onde a intenção é favorecê-las com um lar fraterno e educação através de várias atividades sócioeducativas e orientação espiritual. E, desde então, trabalha para que esse Projeto se concretize. Através de projetos e mutirões, trabalhando incessantemente, assistindo a famílias carentes ou crianças sem família, num grandioso trabalho de assistência social e religiosa, a Irmã Maria Marta, educadora, religiosa, se doa integralmente para a felicidade do seu próximo.
Onde conseguir recursos para construção da Casa de Acolhida, se o poder público não tem sido até agora sensível aos apelos dos não assistidos ali em Santo Aleixo? Maria Marta trabalha oferecendo aqui e ali e seja onde for, os produtos que ela mesma e sua equipe produzem: pizzas, quentinhas, doces...faz leilão de tudo o que recebe como doação.
No Lar da Criança, a proposta é trabalhar algumas com atividades como artes, pintura, dança, reforço escolar, música, informática. Como também alguns esportes. Alem de oferecer às crianças uma brinquedoteca infantil e juvenil e um playground, visando à reconstrução do imaginário infantil para ensinar a acreditar na restauração dos sonhos da criança.
Por sua dedicação e pela consagração à missão que abraçou no seu caminho pedagógico, pela doação de sua vida no socorro dos que batem à sua porta, pelo sonho de abrigar crianças, pela fé ao aceitar desafios impossíveis, por seus lindos sonhos,
IRMÃ MARIA MARTA, EDUCADORA, É UMA PROFESSORA INESQUECÍVEL.
Nenhum comentário:
Postar um comentário