sábado, 11 de fevereiro de 2023

Mário Coelho

 Academia Virtual Mageense de Ciências, Letras e Artes - AVIMACLA

Patrono: Felipe Tiago Gomes
Presidente: Ivone Boechat
PERSONALIDADE QUE ESCREVEU UMA BONITA PÁGINA DA HISTÓRIA DE MAGÉ
MÁRIO COELHO
Mário de Almeida Coelho, nascido em 22 de maio de 1929 no Rio de Janeiro, foi agraciado com o título de Cidadão Mageense. Era jornalista, poeta e escritor.
Jornalista Mário Coelho fundou os jornais Folha de Magé, Jornal A Verdade, e foi correspondente do Jornal O Globo de 1959 a 1990, quando se aposentou. Em 2002 lançou o livro, "Magé do meu tempo" na primeira Academia Mageense de Letras fundada na década de 80 em Magé.
Em Niterói, Mário Coelho fundou com sua filha, Rita de Cássia da Silva Coelho Cavalcante, os jornais Opinião N e Gazeta Niterói.
O poeta Mário Coelho foi membro e presidente do Grêmio Brasileiro de Trovadores, da União Brasileira de Trovadores. Ganhou vários prêmios de trovas e poesias em concursos nacionais. Participou de várias Antologias. Foi presidente fundador da primeira Academia Mageense de Letras em 26/08/1988. Ocupou a cadeira de n° 8 cujo patrono é Castro Alves. Deu sua contribuição para a cultura Mageense.
Mario Coelho faleceu em 28 de fevereiro de 2019, quando se preparava para comemorar seus 90 anos.
Pela competência no desempenho de sua missão no Jornalismo, nas Artes, na trajetória política, pelo seu amor e dedicação ao Município de Magé, pela virtude de fazer amigos e ajudar as pessoas, A ACADEMIA VIRTUAL MAGEENSE DE Ciências, LETRAS E ARTES- AVIMACLA reconhece que o escritor Mário Coelho escreveu uma bonita página da História de Magé.
Magé, 25 de julho de 2022
Presidente
Ivone Boechat
Todas as reações:
Você, Iara Esteves, Balbino Dias Boechat e outras 8 pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário