sábado, 11 de fevereiro de 2023

Luiz Carlos Gomes Carneiro

Academia Virtual Mageense de Ciências, Letras e Artes- AVIMACLA
Presidente: Ivone Boechat
Patrono: Antônio Paiva Fernandes
Acadêmico: Gilvaldo Dias Guerra
Cadeira: 17
PERSONALIDADE QUE ESCREVEU UMA BONITA PÁGINA NA HISTÓRIA DE MAGÉ
Professor Luiz Carlos Gomes Carneiro
O Professor LUIZ CARLOS GOMES CARNEIRO, ou simplesmente Professor Carneiro, nasceu na cidade de Joinville em Santa Catarina em 13/09/1944.
Conheci o Professor Carneiro em 1999, quando ele veio a Suruí à procura do Deputado Federal EBER SILVA, na possibilidade de falar com o Governador GAROTINHO para a criação do CENTRO DE ENSINO INTEGRADO AGROECOLÓGICO BARÃO DE LANGSDORF (CEIA). Nesse ano, o Colégio Agrícola funcionava no COLEGIO ESTADUAL AGRÍCOLA ALMIRANTE ERNANI DO AMARAL PEIXOTO, perto da Ponte Seca, num Brizolão.
O Professor Carneiro tinha ido a Brasília para viabilizar o CENTRO DE ENSINO INTEGRADO AGROECOLÓGICO, numa terra na Conceição de Suruí. Esteve com o Ministro da Agricultura RAUL JUNGMANN, que o prometeu criar o Projeto, mas tinha que o Estado passar a ser responsável pelo projeto.
Essas terras pertenciam ao Dr. Júlio Torres, um dentista que tinha essa fazenda na Conceição de Suruí. O Dr. Júlio Torres era tio do meu sogro Sr. Diron. E tinha um genro Ministro do Supremo Tribunal de Justiça, chamado VICTOR NUNES LEAL . Em 1999, todos eram falecidos e tinham perdido essas terras para o INCRA. Por isso, o Professor Carneiro foi a Brasília, falar com o Ministro.
A missão para a criação CENTRO DE ENSINO INTEGRADO AGROECOLÓGICO BARÃO DE LANGSDORF (CEIA), era fazer o Governador Garotinho assinar até agosto de 2000.
O Professor falou comigo e eu o levei ao Deputado. Como falei, era uma questão de recuperação da história da Família do Sr. Diron.
Falar com o Deputado era fácil. O Problema era lembrá-lo toda semana, que o prazo estava chegando ao final.
E foi assim que aconteceu. Falei com o Deputado várias vezes e quando ele foi ao Palácio falar com o Governador, levou a ideia do Professor e assim foi criado o CENTRO DE ENSINO INTEGRADO AGROECOLÓGICO BARÃO DE LANGSDORF (CEIA), graça ao Professor Carneiro, ao Deputado Federal Éber Silva e ao Governador Garotinho.
Foi transferido de Magé para a Conceição de Suruí o COLÉGIO ESTADUAL AGRÍCOLA ALMIRANTE ERNANI DO AMARAL PEIXOTO e criado CENTRO DE ENSINO INTEGRADO AGROECOLÓGICO BARÃO DE LANGSDORF (CEIA), que vem formando vários alunos na área agrícola.
O Professor Carneiro é licenciado em Ciências Agrícola pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro na Turma de 1971.
Foi Professor de Técnicas Agrícolas, Agricultura e Zootecnia com registro profissional do Ministério da Educação e Cultura com o Registro Profissional : Geg.”L” No. 16.891-MEC.
É Especializado em Sistema Escola-Fazenda pelo Centro Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal para a Formação Profissional – CENAFOR / MEC e o Departamento do Ensino Médio da Secretaria de Educação e Cultura do Estado de São Paulo – DEM/SEEC/SP no ano de 1972 – Certificado No. N/E-08123.
Fez Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais pela Associação Educacional Plinio leite/Faculdades Integradas Plínio Leite – Autorização No. 01306 SESUP/SES/DEMEC-RJ – Ano de 1996/1997.
É Especializado em Gestão Escolar pela Universidade Federal de Juiz de Fora/convênio com a Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro – Período: 2006/2007.
Como Professor de Técnicas Agrícolas (1º grau) e Disciplinas Profissionalizantes (2º. Grau), e em atividades extra-classe, sendo: Coordenador de Disciplinas Técnicas, Coordenador de Área Profissionalizante e Coordenador de Estágios atuando em diversos Municípios do Estado do Rio de Janeiro, como Vassouras, Niterói, Rio de Janeiro e em Magé, em diversos Estabelecimentos de Ensino Públicos do Governo do Estado do Rio de Janeiro e Particulares, sendo os mesmos: Ginásio Vocacional Ministro Raul Fernandes (1972/1973), Clube Agrícola de Magé (1974/1975), Educandário Técnico Fluminense S/A (1975), Ginásio Estadual Hilário Ribeiro (1976/1977), Escola Estadual Prof. Alfredo Balthazar da Silveira (1979/1981), Escola Estadual Luiza Vieira (1981/1983), Escola Estadual Visconde de Sepetiba (1984/1988), Colégio Estadual Cândido de Mello leitão e Colégio Estadual Agrícola Almirante Ernani do Amaral Peixoto (1992 / 1998).
Foi Diretor Geral do COLÉGIO ESTADUAL AGRÍCOLA ALMIRANTE ERNANI DO AMARAL PEIXOTO – (antigo Colégio Estadual Agrícola de Magé – Ponte Seca), unidade de ensino profissional implantada no CIEP 260 – no 1º. Distrito de Magé (período de 1988 / 1991).
Foi Diretor r Geral do COLÉGIO ESTADUAL AGRÍCOLA ALMIRANTE ERNANI DO AMARAL PEIXOTO, unidade de ensino profissional implantada na Fazenda Conceição do Surui, Distrito Agrícola do Município de Magé (período de 2007 / 2012)
Foi Diretor Geral do CENTRO DE ENSINO INTEGRADO AGROECOLÓGICO BARÃO DE LANGSDORF (CEIA), tendo sido implantado na Fazenda Conceição do Surui no ano de 2000, distrito Agrícola de Magé (Período de 2012 até 01/04/2014).
O Professor Carneiro com o seu Sonho, trouxe um importante Centro de Ensino para Magé. Por sua trajetória na educação em Magé, por sua capacidade de lutar por seus ideais para beneficiar o povo, por sua competência profissional, pela vontade de ajudar a criar oportunidades para a melhoria da qualidade de vida da juventude, LUIZ CARLOS GOMES CARNEIRO É UM PROFESSOR INESQUECÍVEL.
A Academia Virtual Mageense de Ciências, Letras e Artes - AVIMACLA reconhece
LUIZ CARLOS GOMES CARNEIRO
PERSONALIDADE QUE ESCREVEU UMA BONITA PÁGINA NA HISTÓRIA DE MAGÉ.
Magé, 04 de março de 2021
Presidente
Ivone Boechat

Todas as reações:
Você, Silvana Boechat, Cesar Coelho Gomes e outras 43 pessoas
10
2
Curtir
Compartilhar

Todas as reações:
Você, Silvana Boechat, Sônia Monteiro Chiappini e outras 21 pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário