sábado, 18 de fevereiro de 2023

Lika Mattheis

 Academia Virtual Mageense de Ciências, Letras e Artes - AVIMACLA

Patrono: Felipe Tiago Gomes
Presidente: Ivone Boechat
SOLENIDADE DE POSSE NA ACADEMIA VIRTUAL MAGEENSE DE CIÊNCIAS, LETRAS E ARTES - AVIMACLA
Em conformidade com o seu Regulamento, a ACADEMIA concede o DIPLOMA de POSSE a LIKA MATTHEIS
Acadêmica Correspondente - Petrópolis - RJ
que neste momento se compromete a cumprir os seus deveres acadêmicos, tais como se esforçar pelo engrandecimento e a Expansão da Cultura Mageense, Cumprir e respeitar a Lei de Direitos Autorais, Zelar pelo bom nome da Academia.
Magé, 06 de agosto de 2021
Ivone Boechat
Presidente
Aline Matheis é empresária, jornalista na Stock Car, nasceu no Rio de Janeiro no Hospital Amparo Feminino Alemão, em 22/11/1978. Seus pais, Jussara e Andreas Mattheis, tiveram 03 filhos, Aline, Fiorella e Rodolpho.
Andreas Matheis, pai de Aline é filho de Herman Matheis, PERSONALIDADE QUE ESCREVEU UMA BONITA PÁGINA NA HISTÓRIA DE MAGÉ pelo tanto que ajudou a construir no Municipio de Mage.
Aline fala de sua infância:
"Cresci cercada do melhor que é o carinho dos meus pais, tive uma casinha de boneca, sonho de toda menina, e um parquinho só pra mim. Fui uma criança feliz.
Sempre admirei a natureza e tudo o que é belo. Gosto muito de escrever. Gosto de ajudar, isto me faz feliz.
Estudei numa excelente Escola de Petrópolis, passei algumas férias com minha Avó, Ingrid, nos Estados Unidos. Mas meu sonho mesmo era ter conhecido meu avô, Hermann.
Só escuto falar muito bem dele e dizem que sou muito parecida com ele! Tomara, porque ele foi um lindo Ser Humano".
RECORDAR É VIVER
“Meu Avô, Meu Opa Hermann Mattheis, repito sempre, é uma pessoa que eu queria muito ter conhecido e dizem que sou parecida com ele!
É o avô que não conheci, mas que conheço tanto…
A gente é tão parecido na personalidade, amamos auxiliar o próximo, amamos o próximo.
Admiro muito o que meu avô fez por Santo Aleixo, Andorinhas e Petrópolis.
O Sr. Hermann é meu ídolo, assim como ele é do meu pai Andreas, coração bom, transbordante de Amor ao Próximo que não se mede! Nos esforçamos para sermos iguais!
Felizes são aqueles que o conheceram! Porque eu não tive essa alegria.
PARTICIPAR DA ACADEMIA VIRTUAL MAGEENSE DE CIÊNCIAS, LETRAS E ARTES - AVIMACLA - COMO MEMBRO CORRESPONDENTE EM PETRÓPOLIS É UMA HOMENAGEM TAMBÉM AO MEU AVÔ, HERMAN MATHEIS.
Fica aqui minha homenagem ao meu avô.
Com Amor.
Aline Mattheis
A história da família Mattheis, em Magé começou, em meados do século XIX, quando vieram muitos alemães de Petrópolis para Administrar a Fábrica em Andorinhas- Santo Aleixo- Magé -RJ
Hermann Mattheis era brasileiro, engenheiro e casado com Ingrid Mattheis, era filho caçula de Otho Mattheis, fundador das Fábricas Unidas.
Excelente administrador e de um carisma impressionante, Dr. Hermann fazia parte do Grupo proprietário das Fábricas Unidas de Tecidos, Rendas e Bordados: em Magé - Andorinhas, também na Tijuca- RJ e Valença- RJ. Em Petrópolis, a família tinha uma Fábrica de Pregos.
O povo conta que o Seu Hermann, como era chamado, era simples e muito atencioso para com todos. Foi dele o planejamento para a construção das 400 casas para funcionários da Fábrica, do Prédio do Cinema e das melhorias urbanas em Andorinhas, a praça linda que continua sendo um cartão postal na cidade. Foi construída uma represa, acima do bairro do Pau a Pique – Andorinhas - para fornecer água e luz. Depois, a Fábrica construiu uma Usina de Geração de Energia, movida a óleo.
Na administração de Hermann Mattheis, além da ótima Vila operária com 400 casas, uma hospedaria (tipo hotel) para os viajantes e operários, em trânsito; fez a Escola da Fábrica para os filhos dos operários e creche para abrigar os bebês; fez um ótimo refeitório para os operários , fez prédios escolares, não só o da fábrica. Ajudou na construção de templos, praças, campos de futebol, e tudo o que via ser necessário para melhorar a qualidade de vida do povo de Santo Aleixo.
Hermann Mattheis era visto como um homem muito atencioso com todos, pobres e ricos. Ele apoiava toda iniciativa social. Era o Patrono do Andorinhas Futebol Clube, como homenagem ao apoio total que foi dado, durante todo o tempo em que esteve no Município.
Blocos e pequenos grupos carnavalescos tinham também a atenção do Seu Hermann. Todos os anos, os componentes dos blocos iam até a sua casa e também ali eram muito bem recebidos e ajudados.
Em 1973, Hermann perdeu a vida, num desastre automobilístico, na estrada Rio-São Paulo, deixando seus amigos muito tristes.
Todas as reações:
Você, Silvana Boechat, Cesar Coelho Gomes e outras 35 pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário