sábado, 11 de fevereiro de 2023

Radamés Marzullo

 Academia Virtual Mageense de Ciências, Letras e Artes - AVIMACLA

Presidente: Ivone Boechat
Patrono: Antônio de Paiva Fernandes
Acadêmico: Givaldo Dias Guerra
Cadeira: 17
PERSONALIDADE QUE ESCREVEU UMA BONITA PÁGINA NA HISTÓRIA DE MAGÉ
RADAMÉS MARZULLO
QUEM FOI O DR. RADAMÉS MARZULLO?
Givaldo Dias Guerra conta que no final de 1976, "começou a trabalhar na Agência do INSS, em Magé. O local era no 3º andar no Setor de Pessoal, cujo Chefe era o Sr. Antônio.
Na sala ao lado, trabalhavam eu, Wellington Guimarães (Pichura) e o Francisco Rebelo. Sempre ouviamos uma música tocada ao piano na casa ao lado. Era a casa do Radamés.
Guerra diz que na época não conhecia o Dr. Radamés Marzullo (pai), mas sim o seu filho, Radamés, que foi chefe da Área de Proteção Ambiental (APA) de Guapimirim.
Mais tarde, os empresários Dirceu e Daniel compraram o Casarão e anos depois foi vendido e hoje é um Estacionamento.
Guerra fala que pesquisando a história de Magé, conheceu a história desse grande personagem da nossa história".
Dr. Radamés Marzullo nasceu no Rio de Janeiro em 1902. Formou-se em Medicina pela UFRJ, em 1927 que na época era conhecida como Universidade do Brasil.
Devido a todas as dificuldades para estudar, Radamés fez uma promessa de que se conseguisse se formar em Medicina, se dedicaria a ajudar as classes menos favorecias. E assim o fez. Concluindo sua graduação, mudou-se para Miguel Pereira, onde cumpriu a sua promessa. Em 1940, voltou para o Rio de Janeiro e logo mudou-se para Magé. Durante sua vida, casou-se três vezes e teve 4 filhos (Radamés, Carlinhos, Sanda e Eliane).
Dr. Radamés Marzullo foi o proprietário do primeiro carro registrado em Magé e a Assistência Médica fazia de ambulância para atender a seus pacientes nas horas mais necessitadas.
Como era muito participativo na cidade, tentou entrar para a política. RADAMÉS MARZULLO concorreu pelo PTB à Prefeitura de Magé, mas Waldemar Lima Teixeira foi o vencedor.
Tentou se eleger como Deputado Estadual, mas não conseguiu. Porém, conseguiu se eleger por várias vezes como Vereador em Magé.
O Dr. Radamés Marzullo foi Presidente da Câmara de Magé no 2º Governo do Prefeito José Ullmann Junior (1947/1951).
Dois anos antes de sua morte, a Câmara Municipal de Magé concedeu ao Médico Radamés Marzullo o Título de CIDADÃO MAGEENSE.
Dr. Radamés Marzullo faleceu em 1962 e por tudo que fez em nome da Medicina e da população mais carente do Município foi conhecido como o MÉDICO DOS POBRES.
Em 1965, a Câmara Municipal da época aprovou uma Lei que denominava a Escola construída no Bairro Vila Inca, no 1º Distrito de Magé, com o nome do Médico.
Pela determinação de se dedicar à assistência médica aos menos favorecidos socialmente, por seus méritos profissionais, pelo político que representou o Município, a Academia Virtual Mageense de Ciências, Letras e Artes- AVIMACLA reconhece RADAMÉS MARZULLO como PERSONALIDADE QUE ESCREVEU UMA BONITA PÁGINA NA HISTÓRIA DE MAGÉ -RJ q
Magé, 24 de junho de 2022
Presidente
Ivone Boechat
Todas as reações:
Você, Silvana Boechat, Sônia Monteiro Chiappini e outras 14 pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário