sábado, 11 de fevereiro de 2023

Waldemar Colombo Garcia

 Academia Virtual Mageense de Ciências, Letras e Artes - AVIMACLA

Presidente: Ivone Boechat
Patrono: Antônio de Paiva Fernandes
Acadêmico: Givaldo Guerra
Cadeira: 17
PERSONALIDADE QUE ESCREVEU UMA BONITA PÁGINA NA HISTÓRIA DE MAGÉ
WALDEMAR COLOMBO GARCIA: O BOTICÁRIO
Vários médicos escreveram seu nome na história de Magé, como o Dr. Siqueira, Domingos Bellizzi, Radamés Marzullo, Irun Santánna, entre outros.
Em Santo Aleixo, particularmente, o Dr. Avelino Barcelos e os antigos médicos das fábricas – Dr. José Borrajo, Dr. Sebastião e Dr. Alciberto que substituiu o Dr. Sebastião – também são sempre lembrados com carinho. No entanto, até a primeira metade do século XX, na ausência do médico, quem socorria prontamente a população acometida por problemas de saúde érea o “dono da botica”, e farmacêutico.
Por isso, neste mês de junjho, nossa coluna irá homenagear o boticário Waldemar Colombo Garcia, um importante personagem da história local.
Ele nasceu no município de Itaperuna em 31 de outubro de 1888 e chegou à Magé com 28 anos de idade, acompanhado de seu irmão, Virgílio Cézar Garcia. Juntos eles instalaram duas boticas na cidade: Virgílio em Magé e Waldemar em Santo Aleixo. Logo se tornaram farmacêuticos conhecidos e estimados na região.
No 2º distrito, Waldemar Colombo Garcia conheceu a jovem Maria da Glória Ourique, com quem se cansou e teve quatro filhos. Mais tarde, ficou viúvo e constituiu uma nova família com Olga Rosa, tendo mais uma filha e também filhos de criação.
Durante a epidemia de gripe espanhola, logo após a Primeira Guerra Mundial, teve um papel fundamental, não medindo esforços para auxiliar a população enferma e visitando diversas casas.
Quando receitava algum remédio e via que a família não tinha condições para lhe pagar, não se importava e dizia que “ninguém morreria por falta de medicamento”.
Os Santoaleixenses mais antigos ainda se recordam dele andando pelas ruas do distrito com seu chapéu de couro e u guarda-chuva, normalmente utilizado para se defender dos cachorros.
O famoso boticário também apreciava manifestações artísticas. Ele chegou a escrever encenar e dirigir peças teatrais em Santo Aleixo.
Criativo e bem humorado, também compôs algumas músicas e era um folião inveterado, sendo figura cativa nos carnavais de rua em sua época.
No final da década de 1920, ingressou na política, tendo participado ativamente da Aliança Liberal que levou Getúlio Vargas à Presidência, em 1930. Seis anos mais tarde, foi eleito vereador pelo Município, juntamente com o irmão. Chegou inclusive a fundar em 1937, a Ação Democrática de Santo Aleixo, entidade que veio a desaparecer logo após a instauração do Estado Novo, no mesmo ano. Depois foi diminuindo paulatinamente.
Notável por sua generosidade, alegria e inteligência, Waldemar Colombo Garcia destacou-se juntamente por ter apoiado a população de santoaleixense em um dos seus momentos mais difíceis, marcado pelo surto de doenças.
Por isso, mesmo no ano seguinte à sua morte, ocorrida em 19 de janeiro de 1958, o vereador Domingos José Dias Guerra propôs que a principal rua de Andorinhas recebesse o nome do ilustre boticário, que por vezes ocupou o lugar de um médico na vida de muitas famílias necessitadas.
Texto copiado da Folha da Nossa Senhora da Conceição e Santo Aleixo, escrito pelo Historiador, Felipe Ribeiro.
Alguns Comentários:
Dona Arinda Mello nossa saudosa Professora, casada com o Sr. Waldemar Mello, fundador do Instituto Pedagógico e Francisco são filhos do primeiro casamento do Sr. Waldemar Colombo Garcia com Maria da Glória que morreu muito jovem.
O Sr. Waldemar Colombo Garcia consta como Vereador na Gestão do Prefeito Ulmann Junior de 1936/1938.
Presidente da Câmara de Magé – Coronel Sérgio José do Amaral
Agenor Pinto da Silva Correa
Francisco Cesar Monteiro
Anthenor Leitão
Paschoal de Luca
Moacyr Pimentel
José Ferreira Campos
Alberto Francisco Vieira
Waldemar Colombo Garcia
Lúcio Pereira de Carvalho
Francisco Gomes Vidal.
Na segunda Gestão do Prefeito José Ullmann Júnior, de 1947/1951
O Sr. Waldemar não estava, mas só tinha gente boa na Câmara.
PRESIDENTE DA CÂMARA DE MAGÉ: DR. RADAMÉS MARZULO.
D. DOMINGOS BELIZZI
MOACYR PIMENTEL
EMILIANO BOECHAT DE OLIVEIRA (vice- presidente da Câmara)
MOISÉS DIAS
IRUN SANTANNA
AGENOR DOS SANTOS
BERNARDINO MARTINS DE OLIVEIRA
JOSÉ MUNIZ DE MELLO
FELICIANO COSTA
MILTON DURÃO ABRAÃO
PASCHOAL DE LUCA
ALARICO JOSÉ DO AMARAL.
E para finalizar, fiquei muito contente em saber que foi o meu Tio DOMINGOS JOSÉ DIAS GUERRA que propôs o nome da Rua merecidamente ao Sr. WALDEMAR COLOMBO GARCIA.
POR SUA GENEROSIDADE, SOLIDARIEDADE, CAPACIDADE PARA GERIR, PELO HOMEM DO BEM, DEDICAÇÃO AOS AMIGOS, PELO MAGEENSE QUE MUITO CONTRIBUIU PARA A MELHORIA DO BEM ESTAR PÚBLICO
WALDEMAR COLOMBO GARCIA É
PERSONALIDADE QUE ESCREVEU UMA BONITA PÁGINA DA HISTÓRIA DE MAGÉ.
Magé, 09 de junho de 2021
Presidente
Ivone Boechat
Todas as reações:
Você, Silvana Boechat, Sônia Monteiro Chiappini e outras 24 pessoas
1 compartilhamento
Curtir
Compartilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário