sábado, 18 de fevereiro de 2023

Hilma Ranauro

 Academia Virtual Mageense de Ciências, Letras e Artes - AVIMACLA

Patrono : Felipe Tiago Gomes
Presidente: Ivone Boechat
Acadêmica: Hilma Ranauro
Correspondente em Niterói- RJ
TERMO DE POSSE
HILMA RANAURO
Hilma Pereira Ranauro é filha de Onossander Ferreira Ranauro e Maria da Conceição Ranauro, nasceu em Mendes/RJ, em 25/10/1945. Em 1959, aos 14 anos de idade, muda-se com sua família (pais e 3 irmãos) para Campo Grande, subúrbio da Zona Oeste (então Zona Rural) do Rio de Janeiro. É mãe de Marcelo (18/04/1971), Renata (09/5/1972), e avó de Isabela (03/03/1998), Clara (30/05/2005) e Daniel (02/05/2008).
Iniciou-se no magistério como Professoranda (3º ano Normal). Como Professora Primária Efetiva/RJ, regeu turmas de Jardim de Infância à 4ª série. Ainda na 4ª série do Curso de Letras, lecionou, como Bolsista, em Colégio Estadual. Como Professora do Ensino Médio Efetiva (Município e Estado /RJ), regeu turmas de 1.º e 2.º graus. Lecionou no Curso de Formação de Oficiais do Centro de Instrução Especializada da Aeronáutica, nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação da Fundação Educacional Unificada Campograndense(FEUC)/Faculdade de Filosofia de Campo Grande (FFCG) e das Faculdades Integradas Castelo Branco (FICAB), hoje Universidade. Nessas faculdades, ambas no Rio de Janeiro, desempenhou cargos e funções, promoveu atividades literárias e culturais. Como Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF), regeu turmas de Graduação e Pós-Graduação (Especialização e Mestrado), participou de atividades de Orientação de Estudos e de Dissertações de Mestrado, de Bancas Examinadoras de Concursos Públicos (UFRRJ,UFF) e de avaliação de Dissertações de Mestrado.
Hilma é poeta carioca e doutora em letras, é também ensaísta, membro da Academia Brasileira de Filologia. Participou de diversas antologias, (Antologia da Nova Poesia Brasileira,1982, e A Poesia Fluminense no Século XX ,1998).Obra poética: Descompasso (1985) e Um Murro no Espelho Baço(1992)
Possui graduação em Curso de Letras Português Francês pela Faculdade de Filosofia de Campo Grande(1968), especialização em Lingüística e Semântica pela PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DO RIO DE JANEIRO(1976), mestrado em Letras pela PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DO RIO DE JANEIRO(1977), doutorado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1985) Atualmente é Membro do União Brasileira dos Escritores, Sócia da Sociedade Sousa da Silveira, Pesquisadora do Assossiação de Estudos da Linguagem, Membro do Instituto Campograndense de Cultura, Pesquisadora do Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa Em Letras e Lingüística e Membro efetivo da Academia Brasileira de Filologia. Atuando principalmente nos seguintes temas:Semântica, Preposição, Crônica, Língua Portuguesa, Letras Vernáculas.
Inúmeras são suas publicações (artigos, ensaios, resenhas críticas, jornalismo cultural e literário), em jornais, Anais de Congressos e revistas especializadas. Foi intensa a sua participação em jornais da chamada imprensa alternativa, a “imprensa nanica”, no dizer do escritor João Antônio, em jornais da Zona Oeste do Rio de Janeiro, da 2º metade da década de 80 a 1993, em seções sob sua responsabilidade e em trabalhos avulsos (reportagens, entrevistas, ensaios, resenhas críticas, notícias). Igualmente intensa foi a sua participação em atividades culturais dessa região, onde residiu até vir a mudar-se para Niterói/RJ, quando, por aprovação em concurso público de provas e títulos, passou a lecionar na Universidade Federal Fluminense (UFF). Em Niterói, vem igualmente colaborando em publicações locais.
Paralelamente à sua participação acadêmica em Congressos e Seminários, era constantemente convidada a participar de atividades culturais variadas, como produtora de textos literários. Data dessa época seu contato com escritores como João Antônio, Ledo Ivo, José Louzeiro, Heloísa Maranhão, Afonso Romano de Santana, Helena Parente Cunha, Fernando Py, Olga Savary, Pedro Lira, dentre outros, bem com sua filiação à União Brasileira de Escritores (UBE)/RJ e ao Sindicato dos Escritores do Rio de Janeiro, de que participou ativamente. Passa a publicar seus textos literários, principalmente poemas. Pedro Lira, professor (UFRJ), poeta e crítico literário, foi quem a estimulou à publicação de seus poemas em livro. É dele o texto de apresentação de seu 1º livro de poesia, Descompasso. Um Murro no Espelho Baço seu 2º livro de poesia, tem texto de apresentação do saudoso Vítor Giudice, escritor e professor universitário. Tem contos, crônicas e poemas publicados em jornais, antologias e revistas literárias, nacionais e internacionais. Como poetisa, está relacionada em Dicionários e Antologias.
É membro de várias instituições culturais, com participação em Congressos, Seminários, Encontros - UFRJ, UERJ, UFF, Bibliotecas Regionais e em diversas instituições culturais e de ensino -, com comunicações, palestras, mini-cursos, atividades de coordenação e projetos culturais e de pesquisa.
HILMA RANAURO
TORNA-SE ACADÊMICA CORRESPONDENTE em Niterói- RJ
atendendo o que prescreve o Artigo 19 do Regulamento da AVIMACLA.
Magé, 31 de maio de 2021
Ivone Boechat
Presidente
Todas as reações:
Você, Silvana Boechat, Andre Saut e outras 25 pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário