sábado, 11 de fevereiro de 2023

Nilda Cortes Coutinho França

 Academia Virtual Mageense de Ciências, Letras e Artes -AVIMACLA

Presidente: Ivone Boechat
Patrono: Armando Vianna
Acadêmico: Almir Castilho
Cadeira: 19
PERSONALIDADE QUE ESCREVEU UMA BONITA PÁGINA NA HISTÓRIA DE MAGÉ
PROFESSORA NILDA CORTES COUTINHO FRANÇA
A professora Nilda nasceu em Cordeiro, Estado do Rio de Janeiro em 07/10/1917, tendo estudado as primeiras séries no Colégio Modelo de Friburgo, onde morou com os pais, Atratino Coutinho e Maria José Côrtes Coutinho.
Em Friburgo, a adolescente Nilda, aos 17 anos, já lecionava, antes de se formar como professora, mas sua família mudou-se para Niterói, na década de 30, com seus pais e quatro irmãs, onde iniciou o Curso Normal no Instituto de Educação. O motivo da mudança foi para tratamento de saúde de sua mãe que estava muito doente.
No final da década de 30, Após o término do Curso Normal, a jovem professora, Nilda, fez o Concurso de ingresso ao Magistério e a professora Nilda mudou-se para Santo Aleixo - segundo Distrito de Magé. Lá chegando, foi lotada no Grupo Escolar Avelino Barcelos, como Diretora. Primeira Professora formada a atuar nessa Escola.
Após alguns anos na direção no Colégio Estadual Avelino Barcelos, a professora Nilda aceitou o desafio e foi transferida para o Grupo Escolar Joaquim Leitão, no mesmo Distrito, compor a equipe da Diretora Rute Telles de Menezes, que já lutava pela educação, em Santo Aleixo, desde 1934, então o entusiasmo e a competência se juntaram para esta nova etapa de sua vida.
Em 17/02/1944, professora Nilda casou-se com Virgilio França, e tiveram 4 filhos: as professoras Ana Hortência Coutinho França; Maria José França Nogueira; Regina Auxiliadora França Marinho e Virgílio Antônio Coutinho França - Economista e Diplomata formado pelo Instituto Rio Branco – DF.
No ano de 1954, a professora Nilda foi membro fundadora do Ginásio do Instituto Pedagógico, na gestão do Professor Raul Córdula, primeiro diretor da Escola e ali ela foi titular de Matemática, Educação Moral e Cívica e outras disciplinas.
A professora Nilda gostava de ajudar seus alunos nos empreendimentos pedagógicos. Parecia uma professora muito exigente, todavia, sua competência, disciplina e dedicação ao magistério lhe davam essa autoridade perante os seus alunos que a respeitavam muito.
Certa vez, a professora Nilda soube que um de seus alunos (eu) abrira um Curso de Reforço Escolar, em sua casa, para a recuperação das notas no Ginásio, principalmente para aqueles que não alcançavam a nota exigida para a aprovação nas provas finais e tinham que prestar exames em 2ª. Época e ela foi pessoalmente oferecer ajuda e orientação, com o programa pegagógico na mão e o conteúdo oficial.
Na sua trajetória de educadora ficaram as marcas da professora Nilda em sua passagem pelo Município de Magé. Sempre pronta a substituir professores impossibilitados de exercer a cátedra por motivos diversos, se desdobrava para despreocupar seus colegas e assumia a responsabilidade, quando era necessário. Era uma professora solidária.
A professora Nilda, após uma gloriosa carreira no magistério, aposentou-se em 19/02/1958. Deixou entre amigos, colegas de trabalho e alunos o suave perfume do seu lindo exemplo.
Em 21/06/2006, a professora Nilda faleceu no Hospital de Clínicas de Niterói e Magé perdeu a professora que tão bem o representou com uma rica folha de serviços prestados à educação.
Professora Nilda é um orgulho para o Município de Magé, porque não se negou de postar-se na fileira de frente na árdua luta pela educação, em tempos difíceis. Foi pioneira e sua experiência ajudou a expandir escolas e projetos educacionais.
Por sua determinação ao enfrentar carências e dificuldades no exercício da profissão, nos primórdios da instalação de escolas, pela boa vontade, solidariedade, por sua competência e seriedade e por ser uma professora pioneira em Santo Aleixo.
A Academia Virtual Mageense - AVIMACLA reconhece
NILDA CÔRTES COUTINHO FRANÇA PERSONALIDADE QUE ESCREVEU UMA BONITA PÁGINA DA HISTÓRIA DE MAGÉ.
Magé, 15 de junho de 2020 Presidente
Ivone Boechat

Todas as reações:
Você, Silvana Boechat, Sônia Monteiro Chiappini e outras 33 pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário