terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

Maria Angélica das Neves Teixeira Santiago

 Academia Virtual Mageense de Ciências, Letras e Artes –AVIMACLA

Presidente: Ivone Boechat
Patrono: Heitor dos Prazeres
Acadêmico: Daniel Reis
Cadeira: 25
PERSONALIDADE QUE ESCREVEU UMA BONITA PÁGINA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÂO DE MAGÉ
PROFESSORA MARIA ANGÉLICA DAS NEVES TEIXEIRA SANTIAGO
Professora Maria Angélica nasceu no dia 05 de agosto de 1956, em Petrópolis. Filha de Ary Teixeira e Lazi do Rego e Silva Teixeira. Cursou o Primário na Escola Sant”Ann, em Pau Grande – Vila Inhomirim - 6º Distrito de Magé. O Curso Ginasial e Formação de Professores no Colégio Padre Anchieta, em Parada Angélica - Duque de Caxias- RJ. Fez Pedagogia/ Orientação Educacional na UNIGRANRIO – Duque de Caxias. A Pós Graduação fez em Educação na Universidade Federal de Juiz de Fora – MG.
Maria Angélica é casada com Everaldo Medeiros Santiago e mãe de três filhos: Andrei, Artur e Anielle. Duas noras Renata e Bianca . Três netos, Augusto, Afonso e Poliana.
A primeira Escola onde a professora Maria Angélica trabalhou foi na Escola Municipal Marcílio Dias, em Cachoeira Grande – 6º Distrito de Magé e não parou mais:
Escola Municipal Urias- Parque Maitá, Piabetá; Centro de Educação Moderna, Piabetá; Centro Educacional Visconde de Mauá – CNEC – Piabetá ; Colégio Estadual Professora Alda Bernardo dos Santos Tavares – Piabetá .
Em 1986 chegou como professora ao Colégio Estadual José Veríssimo- Vila Inhomirim - Magé- Em 1997 assumiu a Direção do Colégio. Foi reeleita em 1999, em 2003 e permaneceu na direção até Maio de 2016, quando se aposentou. No início da sua gestão, esse Colégio oferecia Pré-escola, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio Regular, Curso Normal e Educação Especial. O Colégio tornou-se Referência em Educação.
O lema da Escola é: Uma Escola que Ensina a Amar. Título de um dos livros da professora Ivone Boechat, que fez toda a diferença na Comunidade Escolar.
Esta Escola tem um Projeto Político Pedagógico que propõe excelência na educação.
A Professora Maria Angélica fez a diferença no Colégio Estadual José Veríssimo, no 6º Distrito de Magé. Nunca deixou que o prédio ficasse mal conservado, nunca negligenciou as carências e dificuldades, aliou-se à comunidade e juntos se comprometeram para fazer dessa Escola a melhor.
O propósito durante todo o tempo em que foi diretora foi pela qualidade do ensino e da educação. Disciplina e dedicação despertaram o interesse dos alunos pelo estudo. Era um orgulho pertencer ao Colégio José Veríssimo.
A Agenda de Eventos do Colégio Estadual José Veríssimo alvoroçava pais e alunos: Exposição dos Trabalhos Escolares, Feira de Literatura, Feira de Ciências, Feira de Artes, Festival de Música. Nas paredes dos corredores do prédio da Escola sempre foi comum ver afixados: frases, poesias, pensamentos, obras de arte feitas pelos alunos ou grandes autores brasileiros. Nenhuma data cívica ficava sem comemoração e no aniversário da Escola era uma Festa. Sempre preocupada em formar cidadãos aptos para entrar e vencer as concorrências.
Na sua gestão frente ao Colégio José Veríssimo, a a Biblioteca foi ampliada e preservada. Foi criado um laboratório de Informática e uma Sala de vídeo. A Banda Marcial foi revitalizada e foi criado um Coral de alunos, com dois CDs gravados, sendo que o Maestro era aluno do Curso Normal.
A Diretora procurava sempre valorizar o trabalho de sua Equipe, os professores, funcionários e todos os integrantes do Colégio.
Foi convidada pela SEEDUC a fazer parte do Conselho de 30 diretores que representava todos os outros diretores do Estado do Rio de Janeiro. Mais tarde, o Conselho consolidou-se com 80 diretores.
Foi um período gratificante, de grande crescimento profissional.
A professora Maria Angélica lutou arduamente e conseguiu instalar no Colégio um Laboratório de Química, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro –UFRJ, através de um Projeto liderado pelo professor Angelo e a professora Bárbara, que se encantaram com o trabalho realizado no Colégio.
Outro grande destaque do Colégio Estadual José Veríssimo é a altíssima qualidade do Curso de Formação de Professores oferecido ali. O grande problema sempre foi a falta de vagas. Alunos de outros Municípios sempre concorrem às vagas, atraídos pela qualidade do ensino oferecido`
Pela competência, pelo entusiasmo e seriedade em todos os desafios educacionais, pela vontade de tornar a Escola Pública uma referência de qualidade,
A EDUCADORA MARIA ANGÉLICA É UMA PROFESSORA INESQUECÍVEL.
Todas as reações:
Você, Silvana Boechat, Cesar Coelho Gomes e outras 98 pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário