domingo, 12 de fevereiro de 2023

Paulo Bocks

 Academia Virtual Mageense de Ciências, Letras e Artes - AVIMACLA

Presidente: Ivone Boechat
Patrono: Visconde de Mauá
Acadêmico: Denison Marins Coelho
Cadeira: 09
PERSONALIDADE QUE ESCREVEU UMA BONITA PÁGINA NA HISTÓRIA DE MAGÉ
PAULO BOCKS
Escritor, poeta
Paulo Bocks nasceu em Jacarepaguá-RJ no dia 03 de fevereiro de 1956. Atualmente mora em Rio das Ostras- RJ
Seu último livro lançado foi Somos Todos Adultos Para Chorar - Editora A. R. Publisher, tendo em seu currículo, entre outras, as seguintes obras: Prólogo, Retórica e Epitáfio, Vinte Contos Improváveis e Um Sombrio. Há ainda um livro de premiação que infelizmente saiu com o título homônimo a um livro de Fernando Pessoa, que então foi desconsiderado como obra.
Paulo Bocks morou em Mauá - Guia de Pacobaíba - 5° Distrito de Magé – RJ entre 2011 a 2015.
Durante o tempo em que o escritor Paulo Bocks morou em Mauá - escreveu, segundo ele, a sua mais linda e emocionante obra “A Árvore dos Cambucás” - Editora Multifoco. Ele conta que foi tanta emoção ao escrevê-lo que foi difícil finalizar.”Foi muito diferente de tudo o que eu já havia escrito”.
Para o Escritor Paulo Bocks morar no Município de Magé foi uma experiência muito agradável e ao mesmo tempo chocante. Viu de perto e ficou muito triste, devido ao descaso para com a riqueza patrimonial e histórica da Região.
Ele conta no seu livro:
“Morador recente de uma localidade denominada Praia de Mauá, no 4º de Magé, pprocurei um banco perto de um antigo cais de madeira, destruído pelo homem e corroído pelo tempo, perto do DPO de Olaria, cujos pilares ainda permanecem no local como a lembrar do desinteresse das autoridades em restaurá-lo.”
“Todos estes momentos históricos este lugar assistiu, e eu, quase um turista na área, senti uma pontinha de inveja dos que realmente têm suas raízes fincadas há tantas gerações nesta terra.”
“Uma vez, quando ainda morava em Praia de Mauá, minha mulher recebeu a ligação de uma pessoa que dizia viver em Petrópolis, CIDADE HISTÓRICA, afirmou, ao que ela respondeu:
Você gosta tanto assim de história, então você precisa saber alguma coisa sobre a aqui, a praia de Mauá: A Primeira ferrovia do Brasil, a ligação marítima com a capital, a existência de igrejas históricas, do Paiol, etc...”
“Toda nação zela pelo seu patrimônio histórico, ou melhor, quase todas, no Brasil esta história está quase que totalmente esquecida, os monumentos abandonados e pasmem: A barca que atraca todos os dias em Paquetá (ao lado), não chega à Praia de Mauá. Isto, sim, traria o desenvolvimento aquela localidade e a todas as outras localidades próximas. Você da Praia do Anil vê a Ponte Rio-Niterói, o Centro do Rio e Niterói e de barca seria uma passeio e criaria vagas de trabalho e condições de estudos em faculdades, tal a rapidez da viagem, que feita de ônibus demora horas. Não!! Eu estou enganado? É... talvez alguém saiba mais que só morei em Praia de Mauá, quatro anos. Quem sabe isto ainda venha a acontecer. Ainda é o meu sonho”.

A Academia Virtual Mageense de Ciências, Letras e Artes - AVIMACLA reconhece
PAULO BOCKS
PERSONALIDADE QUE ESCREVEU UMA BONITA PÁGINA NA HISTÓRIA DE MAGÉ.

Magé, 30 de agosto de 2020
Presidente
Ivone Boechat
Todas as reações:
Você, Silvana Boechat, Sônia Monteiro Chiappini e outras 29 pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário