domingo, 12 de fevereiro de 2023

Arinda Mello

 Academia Virtual Mageense de Ciências, Letras e Artes -AVIMACLA

Presidente: Ivone Boechat
Patronesse: Rute Teles de Menezes
Acadêmica: Ivone Boechat
Cadeira: 24
PERSONALIDADE QUE ESCREVEU UMA BONITA PÁGINA NA HISTÓRIA DE MAGÉ
ARINDA GARCIA DE MELLO
Arinda Garcia Mello, nasceu no dia 16/12/1916, em Santo Aleixo. Filha de Waldemar Colombo Garcia e Maria da Glória Ourique, aos 11 anos foi envida para estudar em Nova Friburgo, no Colégio Nossa Senhora das Dores, das irmãs Dorotéas. Ficava na casa de sua avó Josina, onde recebeu todo o apoio e cuidados. Aos 17 anos, foi estudar no Colégio Santa Isabel, em Petrópolis, permanecendo como aluna interna durante 05 anos, fazendo o curso Normal (Formação de Professores). Durante o curso, começou a namorar seu então futuro marido, Waldemar Mello e se casaram em 08 de julho de 1939. Sua mãe faleceu quando a professora Arinda estava grávida do seu quarto filho, Darlei. Waldemar Mello faleceu em 1991, em um acidente. Mãe sempre presente, teve 13 filhos, ficando grávida 18 vezes, tendo 5 abortos espontâneos. Atualmente, 11 de seus filhos estão vivos.
Em sua vida profissional, Arinda sempre teve muito êxito. Atuou no corpo docente do Grupo Escolar Joaquim Leitão, desde o funcionamento da escola na Vila Operária, até a sua mudança, em 1954 para o atual logradouro, cujo regimento era da célebre diretora e professora Rute Telles de Menezes. Atuou também como diretora do Instituto Pedagógico que funcionava na mesma unidade escolar. Posteriormente, continuou como professora, sob a direção da Professora Maria Wanda Perbeils. Foi Vice-diretora e Diretora do Colégio Estadual Joaquim Leitão. De presença sempre ativa na Igreja Católica, foi presidente do Apostolado da Oração e Filhas de Maria e das Obras Vocacionais, orientando sempre seus filhos no zelo e no temor a Deus.
Foi eleita Mãe Servidora do ano de 1962, título concedido pela Associação dos Servidores Públicos do Estado do Rio de Janeiro. Compareceu ao Evento com seu esposo, Waldemar Mello e seus 13 filhos em uma Solenidade que contou também com a presença do Governador do Estado do Rio de Janeiro, Celso Peçanha.
Até a data de seu falecimento, em 22 de julho de 2012, aos 95 anos, totalizava 91 descendentes diretos. Seus atributos pessoais a dignificam como mulher de fé, mãe, educadora, professora dedicada, amorosa e amiga. Seu maior orgulho era o filho, Padre Luís.
(Texto de Terezinha Garcia Mello- filha da professora Arinda Garcia de Mello)
Pela delicadeza, pela mãe dedicada aos seus 11 filhos, pela professora que foi, pioneira em Santo Aleixo , educadora religiosa, Mageense que honrou o Município, A AVIMACLA RECONHECE QUE A PROFESSORA ARINDA GARCIA MELLO ESCREVEU UMA BONITA PÁGINA NA HISTÓRIA DE MAGÉ.
Magé, 30 de agosto de 2020
Presidente
Ivone Boechat
Todas as reações:
Você, Silvana Boechat, Sônia Monteiro Chiappini e outras 114 pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário