domingo, 12 de fevereiro de 2023

Maria de Queirroz

 Academia Virtual Mageense de Ciências, Letras e Artes - AVIMACLA

Presidente: Ivone Boechat
Patrono: Mario Rossi
Acadêmica: Maria da Guia Lima Cruz
Cadeira: 07
PERSONALIDADE QUE ESCREVEU UMA BONITA PÁGINA NA HISTÓRIA DE MAGÉ
MARIA QUEIROZ LIMA DA COSTA
Maria de Queiroz é a filha mais velha de América de Queiroz Lima e Severino Franklin de Lima, nasceu em Taquaritinga do Norte, interior de Pernambuco, em 29 de julho de 1945.
Ainda criança perdeu o pai devido a um acidente de caminhão. Neste momento, sua família passou a viver com seu avô, Pedro Alves de Lima, que trabalhava no Controle Nacional de Febre Amarela e sempre que era transferido era necessário mudança para uma nova cidade, sendo assim, passou algum tempo em Remígio/PB e depois em Areia/PB, juntamente com seus irmãos (Francisco Matarazzo de Lima e Mário Queiroz Lima).
Concluiu o primário na cidade de Areia-PB, o ginasial foi feito em Recife/PE e o científico em Natal/RN no Colégio Nossa Senhora das Neves. Durante seu período de estudos dava aulas de Inglês com turmas de até 53 pessoas.
Já em Natal/RN também fez curso de Ballet e teatro, dos seus 16 até seus 20 anos. Junto com Jesiel Figueiredo, Meira Pires, Sandoval Wanderlei e vários outros artistas participaram do Teatro de Amadores de Natal se apresentando em João Pessoa, Recife e Natal. Apresentou a peça O Auto da Compadecida, no Teatro Alberto Maranhão que foi dirigida pelo assuense Clênio da Rocha Wanderlei.
Aos 20 anos, casou com Paulo César Souza da Costa, na cidade de João Pessoa-PB e mudou-se para o Rio de Janeiro, cidade natal de seu marido. Teve dois filhos (Engels Queiroz da Costa, nascido em 1968 e Khadidja Queiroz da Costa, nascida em 1975). Fez faculdade de Letras (Português-Inglês).
No Município de Magé lecionou no Instituto Pedagógico, Escola 1° de Maio e no Colégio Cenecista Visconde de Mauá, Escola Dirigida pela professora Ivone Boechat, onde organizou a Primeira Olimpíada entre Escolas de Magé, junto com a amiga e professora Maria da Conceição Lima. Entre os anos de 1967-1982 foi professora de Inglês, Teatro e Ballet, em diversas Escolas de Magé, Piabetá, Pau Grande e Santo Aleixo. Criou Grupos de Teatro em Piabetá e em Santo Aleixo. Em seus últimos meses no Rio de Janeiro fez apresentações de Ballet e Teatro do Colégio Capitão Lemos Cunha –CNEC - na Ilha do Governador, no periodo que a professora Ivone Boechat dirigiu a Escola.
Em 1982 retornou para Natal-RN, onde trabalhou em empresas privadas até 1986, como Contadora. De 1986-2008 foi diretora da Escola Particular Cisne Branco sediada na Associação dos Ex-Combatentes do Brasil. Em 1990, concursada e efetivada na Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte, deu aula em várias escolas, entre elas: Escola Estadual Almirante Newton Braga, Escola Estadual Felizardo Moura e a Escola Estadual Padre Monte onde foi diretora e trabalha até os dias atuais. Em 2014 recebeu a comenda Anísio Teixeira na Câmara Municipal de Natal que homenageou os professores dos municípios.
Em todos os lugares onde passou, sempre foi muito elogiada e querida, por ter sido muito revolucionária, considerada muito avançada em suas ideias. Até hoje é procurada nas redes sociais por seus ex-alunos e amigos, estes com orgulho de ter convivido com ela.
Hoje com 75 anos, viúva, tem 6 netos (Jéssica, Amanda, Paula, Nicholas, Lorenzzo e Henry) e mora na cidade de Parnamirim/RN
(Texto enviado por Kadidja – filha da professora Maria de Queiroz)
POR SUA FORÇA MÁGICA E PIONEIRA, IMPLEMENTANDO IDEIAS, CURSOS, TREINAMENTOS, OPORTUNIDADES, SABERES EM PROL DE MAGÉ
A Academia Virtual Mageense de Ciências, Letras e Artes - AVIMACLA reconhece Maria de Queiroz como
PERSONALIDADE QUE ESCREVEU UMA BONITA PÁGINA NA HISTÓRIA DE MAGÉ.
Magé, 20 de agosto de 2020
Presidente
Ivone Boechat
Abaixo, foto da última apresentação do Auto da Compadecida - Magé-RJ dirigido por Maria de Queiros e a foto atual da família de Maria de Queiroz.
Atores por ordem de entrada em cena: Jonas Silva - palhaço; Deley Almeida - João Grilo; Domingos Ramiro - Chicó; Hernandes Abreu - Padre João; José Henrique Marinho - Antônio; Joana D`arc Pelicarpo - mulher do padeiro; Nei Luis Vargas - Sacristão; Clarinelson Ribeiro ou Jose Claudio Lopes? - Bispo; Ely Siqueira - Frade; Henrique Marinho - Severino de Aracaju; Dejair Oliveira - Cabra; Ely Siqueira - Demônio; Carlos Barbosa - Encourado ( diabo); Ruy Fonseca - Manuel; Maria Queiroz - A Compadecida Direção: Maria Queiroz Lima da Costa; produção e promoção - Movart
Todas as reações:
Silvana Boechat, Sônia Monteiro Chiappini e outras 57 pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário