terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

Waldemar Mello

 Academia Virtual Mageense de Ciências, Letras e Artes - AVIMACLA

Presidente: Ivone Boechat
Patrono: Simão da Motta
Acadêmica: Silvana Boechat de Oliveira
Cadeira: 16
EVENTO COMEMORATIVO
PRIMEIRO ANIVERSÀRIO DA AVIMACLA
09 de junho de 2021
PERSONALIDADE QUE ESCREVEU UMA BONITA PÁGINA NA HISTÓRIA DE AMAGÉ
WALDEMAR MELLO
Waldemar Mello nasceu no dia 15 de agosto de 1913. Era filho de Luiz Mello, descendente de espanhóis e Maria Gulão Mello, descendente de portugueses e indios. Tiveram 3 filhas e um filho, Waldemar.
Waldemar perdeu o pai ainda menino, aos 6 anos. Começou a trabalhar, desde muito jovem, como balconista de uma loja e com muito esforço, conseguiu anos mais tarde, comprar a loja. O negócio expandiu e ele criou a rede de Lojas Waldemar.
Em 08 de julho de 1939, casou-se com a professora Arinda Garcia, com quem teve 13 filhos. Nessa época, ainda trabalhava como balconista. Tinha uma situação financeira apertada. O tempo, a persistência e muito esforço o fizeram vencer.
Waldemar gostava de esportes e era torcedor do Guarany Futebol Clube, onde jogou e chegou a dirigir o Clube, onde fez melhorias. Em 1950, como presidente, inaugurou a Quadra de Basquete.
No biênio 53/55 foi o Provedor da Associação Beneficente do Hospital de Magé.
Foi correspondente do Banco Comércio e Indústria de Minas Gerais S.A, representante da Agência do Instituto de Previdência Social (INPS) em Santo Aleixo, presidiu a Caixa Escolar do 2° Distrito, foi grande apoiador para a fundação do Ginásio do Instituto Pedagógico e foi o seu Diretor Administrativo, no mandato do professor Raul Córdula, primeiro Diretor Pedagógico.
Em 1950, Waldemar era o presidente do Nucleo Estadual do PSD, em 1954, Waldemar, foi eleito Vice- Prefeito de Magé, na chapa de Olívio de Mattos, eleito como prefeito.
Em 1973, Waldemar de Mello se aposentou e passou a dedicar-se às Obras da Igreja Católica, como membro ativo do Conselho Paroquial de Santo Aleixo. Foi um grande incentivador da Obra das Vocações Sacerdotais (OVS). No exercicio deste ministério, um de seus filhos foi consagrado como padre.
Waldemar promovia a Festa do Natal dos pobres, a Festa do Dia das Crianças, as Festas Regionais da Igreja Católica do Municipio de Magé.
O Centro Cultural Esportivo Educacional Waldemar Mello é uma homenagem e um marco da grandeza do cidadão que sempre apoiou a Educação, Artes e toda a expressão cultural no Município de Magé.
Waldemar Mello faleceu em 1991. Em 1992, ele foi homenageado com seu nome em uma Rua, em frente à Fábrica Esther, em Santo Aleixo.
Pai de uma grande família, homem do bem, batalhador das causas sociais, fervoroso e dedicado aos amigos.
PELO AMOR À SUA CIDADE, PELA DEDICAÇÃO À SUA IGREJA, PELO INTERESSE EM CONTRIBUIR PARA A EXPANSÃO E A CULTURA DE MAGÉ,
WALDEMAR MELLO É UMA PERSONALIDADE QUE ESCREVEU UMA BONITA PÁGINA DA HISTÓRIA DE MAGÉ.
Todas as reações:
Você, Silvana Boechat, Cesar Coelho Gomes e outras 33 pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário