sábado, 11 de fevereiro de 2023

Matta Freire

 Academia Virtual Mageense de Ciências, Letras e Artes - AVIMACLA

Patrono: Felipe Tiago Gomes
Presidente: Ivone Boechat
PERSONALIDADE QUE ESCREVEU UMA BONITA PÁGINA NA HISTÓRIA DE MAGÉ
JORGE DA MATTA FREIRE
Educador
Jorge da Matta Freire é filho de Joaquim da Matta Freire e Cezária de Lima Freire. Nasceu a 7 de junho, no Rio de Janeiro. Militar, professor, político, jornalista e poeta. Fundador da Casa do Mestre, da Biblioteca Simão da Mota e do Jornal Voz de Piabetá - Voz do Mestre. Membro efetivo da Academia Mageense de Letras e do Conselho de Cultura de Magé-RJ Organizador do Congresso Nacional de Trova de Magé - RJ
Membro Correspondente da Academia Castro Alves da Bahia, do CTC e da FEBET, fundador e Diretor SCLB-RJ EM Magé (Primeiro município Fluminense a implantar a Sociedade – RJ. (Membro Correspondente do Jornal AEI (Associação Espírita Santuense de Imprensa), da ABRACE (Arcádia Brasílica de Artes e Ciências Estéticas). Com muito orgulho possui o “Brevê de Argonauta”, conferido pelo Voo Cultural, por ordem de Jason Varlo Olo de Oliveira. Argonauta Editor- Literário.
Professor Matta Freire fundou
a)- Supletivo para adolescentes e Adulto – 1961- Piabetá - 6° Distrito de Magé - RJ
b)- Projeto Minerva – 1964 – Apoio da Rádio MEC – Colégio do Ar
c)- Curso de Orientação para professor – COP- 1964 – Magé e outras cidades
d)-Organização comunitária – COMAMEA (Conselho Municipal de Associação de Moradores e Entidades Afins
(1973 – Magé)
e)- Curso de Jornalismo para estudantes de 2º Grau com apoio da SUAM (atual UNISUAN)
f)- Treinamento em Planejamento Familiar.
Endereço: Estrada da Conceição, 5368 – Suruí – Magé – RJ (CEP 25.925-000.)
MULHER - RETRATO
Matta Freire
-
Na lida diária, distantes de pensamentos amorosos, rebuscando documentos, encontrei o teu retrato. Foi o bastante para lembrar-me do nosso primeiro encontro, onde tudo em ti me agradou, como criatura, além da sensível competência profissional, com que te apresentaste na memorável solenidade que nós presidíamos.
O teu charme, a tua postura, tudo em ti é muito agradável, além de sedutor. Teus valores positivos, em todos os sentidos, preencheram os meus sonhos, então vazios.
Mais tarde, na avaliação do programa que havíamos vivido, em um longo documento manuscrito, ainda muito protocolar, tu te queixavas do egoísmo de um nosso companheiro, bem mais velho. Lembro da minha resposta, onde procurei ser afável, esperançoso, também acalentador. Nosso relacionamento continua até hoje, para minha alegria. Mas um ensejo pecaminoso fica cada vez mais distante. O tempo é muito pouco para tratarmos de nossas atividades artísticas. Não nos sobra espaço ocioso para viver algo diferente. Afinal, um amor apenas retratado não caracteriza uma realidade.
Uma mulher só se realiza se estiver ao lado de um homem que a prestigie, em todos os sentidos, mormente suas necessidades amorosas confortantes.
A mulher é sempre mulher, mesmo respeitando a cobertura social que ela hoje, merecidamente, ostenta. Ela também precisa ter um filho, plantar uma árvore e escrever um livro. O adágio ratifica a tua condição de mulher operosa, porque vejo carinhosamente tudo em ti.
(Texto publicado na Antologia em Prosa e Verso da Academia Mageense de Letras, organizada por Benedita de Azevedo - 2003.)
POR SUA FORÇA MÁGICA E PIONEIRA, IMPLEMENTANDO IDEIAS, CURSOS, TREINAMENTOS, OPORTUNIDADES, SABERES EM PROL DE MAGÉ
A ACADEMIA VIRTUAL MAGEENSE DE CIÊNCIAS, LETRAS E ARTES - AVIMACLA
RECONHECE QUE
PROFESSOR JORGE DA MATTA FREIRE É PERSONALIDADE QUE ESCREVEU UMA BONITA PÁGINA NA HISTÓRIA DE MAGÉ.
Magé, 29 de agosto de 2021
Presidente
Ivone Boechat
---------------------
Todas as reações:
Você, Silvana Boechat, Cesar Coelho Gomes e outras 12 pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário