domingo, 12 de fevereiro de 2023

Thomás Joaquim da Silva Ferreira

 Academia Virtual Mageense de Ciências, Letras e Artes- AVIMACLA

Patrono: Felipe Tiago Gomes
Presidente: Ivone Boechat
PERSONALIDADE QUE ESCREVE UMA BONITA PÁGINA NA HISTÓRIA DE MAGÉ
Thomás Joaquim da Silva Ferreira
Thomás Joaquim da Silva Ferreira nasceu em São Gonçalo, Rio de Janeiro, em 26 de agosto de 1995, mas sempre residiu em Magé no Centro, próximo ao Fórum. Filho de Izabel Christina da Silva Ferreira e Nildo Silva Fernades, seu pai, a quem conheceu aos 8 anos de idade.
Na Infância, Thomás frequentou o Centro Educacional Mageense (CEM), onde iniciou seu primeiro contato com o desporto através o voleibol. A partir daí, decidiu se aprofundar no esporte participando do Projeto “Magé Vôlei”. Contudo, foi quando cursava o ensino médio, que durante a palestra do triatleta Sérgio Cordeiro, Thomás se identificou com as possibilidades do esporte e se decidiu por trilhar o caminho do triatletismo. Aos dezesseis anos, sob influência de suas tias, iniciou sua trajetória de corrida de rua em 2012.
Em 2013, Thomas participou de sua primeira prova oficial, o 1º Fast Duathlon de Magé tendo alcançado um bom desempenho pessoal. Encantado com o esporte, buscou auxílio profissional para se aperfeiçoar. Através de seu professor de nome Alceu, que manteve durante algum tempo um projeto de corrida de rua em Magé, o “Corra”, da academia Espaço A, Thomás conheceu aquele que viria a ser seu treinador, Carlos Eugênio Ferraro o “Neném” notório treinador brasileiro, tendo treinado dentre outros a triatleta Sandra Soldan 11º colocada na Olimpíada de Sidnei.
Nesse período, inicia sua graduação em Biologia na Universidade Veiga de Almeida (UVA). Porém, as dificuldades logísticas de transporte e sua crescente paixão pelo esporte fez com que se decidisse por mudar de curso e de cidade.
Em 24 de abril de 2014, iniciou no triatlo, através do Estadual de Triathlon, onde obteve um resultado insatisfatório. Residindo em Niterói, Thomas pode intensificar seus treinamentos conseguindo assim, se classificar para o seu primeiro mundial, que aconteceu no México em 2016, alcançando a trigésima colocação. Nos anos seguintes, continuou se dedicando às provas brasileiras obtendo bons resultados o que o levou a se classificar ainda para os mundiais da Holanda terminando na vigésima segunda colocação.
Na Austrália, Thomas em sua evolução como triatleta, alcançou a notável marca de nono colocado, um grande feito. Atingiu ainda a Décima posição na Suíça.
Atualmente, Thomas cursa o sétimo período de Educação Física na Universidade Salgado de Oliveira em Niterói. Sua rotina como atleta e estudante fez com que sua graduação tivesse uma duração maior que o habitual. No entanto, o atleta não se arrepende e entende que são sacrifícios necessários para alcançar seus objetivos.
THOMÁS JOAQUIM DA SILVA ESCREVE UMA BONITA PÁGINA NA HISTÓRIA DE MAGÉ.
Magé, 30 de agosto de 2020
Ivone Boechat
Presidente
Todas as reações:
Você, Silvana Boechat, Sônia Monteiro Chiappini e outras 33 pessoas
2 compartilhamentos
Curtir
Compartilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário