terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

Claudionor Martins da Silva

 Academia Virtual Mageense de Ciências, Letras e Artes - AVIMACLA

Patrono: Felipe Thiago Gomes
Presidente: Ivone Boechat
PERSONALIDADE QUE ESCREVEU UMA BONITA PÁGINA NA HISTÓRIA DE MAGÉ
CLAUDIONOR MARTINS DA SILVA
Maestro
Pianista
Professor de música
CLAUDIONOR MARTINS DA SILVA
Claudionor Martins da Silva nasceu no final do Século 19, em Vila Inhomirim, Magé-RJ.
É filho de Guilherme Alves da Silva e Áurea de Souza e Silva. Funcionário público e músico extraordinário.Tinha o maior orgulho de ser mageense e imensa alegria de poder levar música e alegria para todo canto. Dedicou sua vida como Professor de música, Pianista e Maestro da Banda de Música Santa Cecília, com sede no Bairro de Pau Grande - 6° Distrito de Magé - RJ
A Banda de Música fundada em 11 de março de 1948 pela comunidade de operários do antigo Complexo Industrial da Companhia América Fabril com o apoio da Liga Católica, é a instituição mais antiga do Município de Magé. Ela é fusão de duas bandas de música. A banda Carlos Gomes, fundada em 1920, e a Sociedade Musical Santa Cecília, fundada em 1903.
“A Banda Santa Cecília é um patrimônio histórico-cultural de Magé."
A Banda, teve o patrocínio dos diretores da Companhia Têxtil América Fabril, empresa integrante do grande movimento industrial que tanto beneficiou o Município de Magé e cidades da Baixada Fluminense. Desde a sua criação, de forma ininterrupta, a parceria, o comprometimento e a boa vontade mantêm viva a chama da cultura e a Banda de Música, vem proporcionando aos moradores da comunidade e seu entorno o acesso à arte musical.
Um fato marcante na história da Sociedade Musical Santa Cecília (SMSC) foi a recepção ao então Presidente da República, Juscelino Kubitschek, em 01 de Agosto de 1959, na Inauguração da Rodovia Teresópolis x Rio de Janeiro. A SMSC também participou de Encontros Estaduais de Bandas, sempre com ótimos resultados. Mais um destaque em sua trajetória a participação no tradicional programa “Lira de Xopotó” na Rádio Nacional em 1960.
Maestro Claudionor soube honrar a sua missão de grande educador cultural e destacou- se pela dedicação e disponibilidade para servir à sua terra. Além de grande músico, aceitava convites para animar festas públicas ou nas famílias. Com toda elegância, de fraque e cartola, atuava como mágico em festas de familiares e amigos. Era um homem muito educado, as pessoas de sua convivência teciam os maiores elogios à sua postura social: "esmerada educação".
Maestro Claudionor foi homenageado pelo Município de Magé. Hoje quem passar por esta rua vai se lebrar dele: Rua Claudionor Martins da Silva - Fragoso - Vila ingomirim - 6° Distrito.
Em 1962 faleceu o querido Maestro Claudionor Martins da Silva.
(Colaboração de Honor Pacheco)
POR SUA MANEIRA ESPECIAL DE VIVER PARA SERVIR, PELO DOM ARTíSTICO E TALENTO MUSICAL: MAESTRO, REGENTE DE CORAIS, PIANISTA, PROFESSOR DE MÚSICA, A AVIMACLA RECONHECE QUE CLAUDIONOR MARTINS DA SIVA ESCREVEU UMA BONITA PÁGINA NA HISTÓRIA DE MAGÉ.
Magé, 16 de julho de 2022
Presidente
Ivone Boechat
Todas as reações:
Você, Silvana Boechat, Yuri Boechat e outras 8 pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário