domingo, 12 de fevereiro de 2023

Marino Pereira da Silva

 Academia Virtual Mageense de Ciências, Letras e Artes - AVIMACLA

Patrono: Felipe Tiago Gomes
Presidente: Ivone Boechat
PERSONALIDADE QUE ESCREVEU UMA BONITA PÁGINA NA HISTÓRIA DE MAGÉ
MARINO PEREIRA DA SILVA
Marino Pereira da Silva nasceu em 23 de julho de 1954, em Santa Luzia - Distrito de Cambuci- Norte do Estado do Rio. Filho de João Pacheco da Silva e Júlia Pereira da Silva. Com um mês de nascido seus pais se mudaram para São Domingos do Norte - Espírito Santo. Em 1965, iniciou o Ensino Fundamental na Escola Fazenda Pelegrini. Seu pai criou um time de futebol para a garotada e isto despertou em Marino o gosto pelo futebol. Lá ele tinha o apelido de "garrinchinha" Ali, em São Domingos, moraram, até 20 de setembro de 1966. Em 21 de setembro desse mesmo ano, a família do Marino mudou- se para a Vila Inhomirim - Fragoso - 6° Distrito de Magé – RJ
Marino conta fatos de sua chegada a Magé, no ano de 1966.
"Em 1966, dias após chegar ao Brasil, recém chegado da Copa do Mundo na Inglaterra, Garrincha, mageense, um dos maiores jogadores de futebol do mundo, veio visitar seus parentes em Magé - Pau Grande, Bairro vizinho ao meu e ao passar aqui por Fragoso, caiu numa vala, a criançada se juntou e retirou seu carro do barranco. Eu era um daqueles meninos que estavam lá ajudando. Garrincha me abraçou e pagou guaraná para todos nós. Foi uma festa".
Nesse mesmo ano de 1966, aos 12 anos, conheci Vavá, por acaso, num bar na Tijuca - RJ, aí cheguei para pedir um autógrafo e disse- lhe que era vizinho de Garrincha, seu parceiro de Seleção.
Em 1967, ingressei no então Grupo Escolar José Veríssimo, em Raiz da Serra e estudei até o Curso de Admissão"
Em 1970, a professora Ivone Boechat- diretora do Centro Educacional Visconde de Mauá -Piabetá - 6° Distrito de Magé - RJ seguindo os ideais da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade - CNEC, abriu a oportunidade para estudantes da Região com os cursos de Formação de Professores e de Contabilidade à noite. Ali, Marino cursou o Ensino Médio e o Curso de Contabilidade.
Marino fazia parte do premiado time de futebol do Colégio que foi o Vice - Campeão no I Torneio Mageense de Jogos, em 1974.
Em 1976, o jovem Marino formou-se Técnico de Contabilidade e foi trabalhar como Auxiliar de Contabilidade, Auxiliar na Oficina Mecânica, Office boy, Almoxarife. Continuou se aprimorando e fez os Cursos de Datilografia e Correspondência Comercial.
O guerreiro Marino, em 1981, fez o Curso Preparatório para o Vestibular no Grupo de Preparação Intensiva (GPI) em Piabetá - Bairro vizinho.
Em 1982, foi aprovado para o Curso de Administração de Empresas na Associação Fluminense de Educação (hoje UNIGRANRIO)
Em 1985, Marino recebeu o Diploma do Curso de Bacharel em Administração de Empresas.
Em 1985 Marino casou-se com Ederleida Azeredo e tiveram 04 filhos.
Marino mudou sua rota de preparação profissional e foi fazer o Curso para a Formação de Árbitros na Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) O Curso abriu- lhe portas. Marino atuou por mais de 18 anos como Árbitro da Liga Carioca. A Arbitragem lhe deu a oportunidade de trabalhar em quase todos os Municípios do Estado do Rio, atuando nos Campeonatos das Ligas, até o ano 2000, das quais recebeu homenagens e Medalhas de Honra ao Mérito. Foi também árbitro nos Campeonatos das 1a. 2a. 3a. Divisão de Profissionais do Estado do Rio.
Marino atuou em todos os Estádios das Capitais do Estado do Rio de Janeiro, inclusive no Estádio do Maracanã (como bandeira e reserva) e no Interior do Estado: Angra dos Reis, Paraty, Magaratiba, Resende, Barra Mansa, Volta Redonda, Santo Antônio de Pádua, Itaperuna, Campos, Macaé, Rio Bonito, Cabo Frio, Saquarema, Teresópolis, e muitos outros municípios.
Fato inusitado aconteceu num jogo, aos sete minutos do primeiro tempo, entre os times de Itaperuna x Flamengo, eu atuava como árbitro. Com a superlotação do Estádio, o alambrado se rompeu e Romário saiu em disparada para o vestiário, receoso de que a multidão invadisse o gramado. O jogo foi suspenso
Na trajetória profissional do árbitro Marino cruzaram atletas de renome internacional e nacional e ele teve o privilégio de conhecer, muito de perto, jogadores tais como Zico, Roberto Dinamite, Branco, Romário, Djair, e muitos e muitos outros.
Marino não cruzou os braços no seu Bairro de Fragoso, onde mora desde 1966, ele continuou a incentivar os jovens a praticarem esportes. Sem nada cobrar, é o árbitro, o conselheiro e o amigo dos times e apoia os jogos e campeonatos ali da região. Ele tem muito prestígio na sua comunidade.
MARINO PEREIRA DA SILVA é uma referência na arbitragem, é um exemplo de superação, com múltiplas histórias e experiências que honram o Município de Magé e o caracterizam como
PERSONALIDADE QUE ESCREVEU UMA BONITA PÁGINA NA HISTÓRIA DE MAGÉ.
Magé,14 de junho de 2021
Ivone Boechat
Presidente
Todas as reações:
Você, Silvana Boechat, Flávio Boechat e outras 27 pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário