terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

Nilza Albuquerque Medeiros

 Academia Virtual Mageense de Ciências, Letras e Artes - AVIMACLA

Presidente: Ivone Boechat
Patrono: Bernardo Soares de Proença
Acadêmico: Bruno Moura
Cadeira: 15
PERSONALIDADE QUE ESCREVEU UMA BONITA PÁGINA NA HISTÓRIA DE MAGÉ
Professora Nilza Albuquerque Moreira
Nilza Albuquerque Moreira, é natural de MG, nasceu em Ipanema-MG em 17/01/1929, filha de Vasolinda de Souza Albuquerque e Salvador Clementino de Albuquerque. Em 1945, a família foi morar em Piabetá- 6 Distrito de Magé.
Nilza começou a lecionar, em 1947, em uma Escola da 1ª. Igreja Batista de Piabetá. Ali alfabetizou Alcília Brandão Teixeira que mais tarde dirigiu a Escola Estadual de Piabetá por 40 anos.
Em 1951, a professora Nilza se casou com Wilson Silveira Moreira (popular Gaguinho). Tiveram 05 filhos.
Professora Nilza exerceu ainda o magistério na Escola Municipal Elza Teixeira de Paiva - Prefeitura de Magé, nas Escolas Estaduais Baltazar da Silveira e Alda Bernardes dos Santos Tavares e também na Escola Particular Centro de Educação Moderna (CEM) e no Centro educacional Visconde de Mauá.
Concluiu o Curso Normal – Formação de Professores no Centro Educacional Visconde de Mauá- Piabetá em 1976
Em 1979, recebeu o Título de Mestre do Ano concedido pela Casa do Mestre em Piabetá, dirigida pelo Professor Matta Freire.
Em 1979, recebeu o Troféu Manoel de Nóbrega concedido pelo Country Club de Piabetá como Professora Destaque em Piabetá.
O Ensino Superior cursou à noite na Faculdade de Filosofia e Educação, em Duque de Caxias - FEUDUC, onde fez o Curso de Estudos Sociais.
PROFESSORA NILZA É A PROFESSORA MAIS ANTIGA DE PIABETÁ.
Professora Nilza foi minha diretora e professora de Matemática na quinta série em 1994 no antigo Centro de Educação Moderna em Piabetá. Foram 5 anos de convivência e conselhos que recebia dessa grande professora. Sempre que terminava os horários das aulas eu ficava alguns minutos em sua sala na diretoria para aprender mais e ouvir suas histórias de quando Piabetá era Chamado entroncamento. Além disso, convivemos 30 anos, nos encontrando todos os domingos na Escola Biblica Dominical da Primeira igreja Batista em Piabetá, até 2012, quando me tornei membro da Primeira Igreja Batista Central em Magé.
Pelo exemplo, por sua vontade de servir bem à educação, pela capacidade de conviver bem por onde passou e deixou as marcas de educadora, Nilza Albuquerque Moreira é uma Professora Inesquecível.
Todas as reações:
Você, Silvana Boechat, Débora Cidade e outras 22 pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário