Academia Virtual Mageense de Ciências, Letras e Artes -AVIMACLA
Presidente: Ivone Boechat
Patrono: Ricardo Boechat
Acadêmico: Nedes Ribeiro
Cadeira: 04
PERSONALIDADE QUE ESCREVEU UMA BONITA PÁGINA DA HISTÓRIA DE MAGÉ.
ALMIR COSTA DE CARVALHO
Almir Costa de Carvalho, nasceu em Santo Aleixo - 2° Distrito de Magé, no dia 05 de janeiro de 1929. Seus pais Josino Costa de Carvalho e Vitalina Aguiar Costa receberam neste dia a graça de trazerem ao mundo um ser humano fantástico que faria de sua vida uma missão: missão esta que seria de cuidar e ajudar a todos que dele precisassem.
Almir casou-se com Izabel Castilho de Carvalho no dia 23 de abril de 1950 na Igreja de Nossa senhora da Conceição, em Andorinhas, com a bêção do Padre Galdino. O escrivâo Álvaro Teixeira Pinto realizou o casamento civil. Eles tiveram três filhos: Almir, Edna e Almir..
Almir estudou na Escola da Fábrica de Andorinhas, foi aluno da professora Ruth Taldo França. Ainda bem jovem, começou a trabalhar numa Farmácia, onde com interesse e dedicação, sentia o prazer de ser útil ao seu próximo. Foi então convidado a trabalhar no Posto Médico da Antiga Fábrica Esther, em Santo Aleixo, (apelidada de Fábrica Velha) onde ficou até se aposentar. Nos primeiros anos nesta Fábrica, notaram logo sua vocação, e ele foi mandado para fazer um curso de Prático de Farmácia, que hoje corresponde a Faculdade de Farmácia. Sua atuação no Posto Médico da Fábrica não era de um simples operário, mas de um amigo que estava sempre pronto a cuidar dos ferimentos leves e graves, com remédios manipulados por ele para curar a dor física das pessoas, e também ouvir os desabafos daqueles que muitas vezes lhe procuravam na certeza de ouvir bons conselhos, orientações e conforto nos momentos difíceis.
Todos diziam que queriam tomar injeção com Almir, porque ele tinha a mão leve, quem olhava para ele pensava que não tinha problemas e dificuldades em sua vida, pois o sorriso em seu rosto era constante. Foi um filho dedicado, pois mesmo morando na Vila Operária, em Santo Aleixo, todos dias ia a Andorinhas de bicicleta visitar sua mãe. Era bom irmão , esposo sempre presente e amigo. Pai exemplar que fazia entender apenas com um olhar, que aconselhava, e, principalmente educava com seu próprio exemplo de vida, avô muito querido, sogro que soube cativar genro e noras. Sempre que alguém o procurava, fosse para um curativo ou uma injeção, trocar um gesso, deixava o que estava o que estava fazendo para atender. Muitas vezes interrompeu o almoço de domingo com a família, deixando o próprio prato, para socorrer a quem dele precisava; depois voltava tranquilo, com o sentimento de dever cumprido e terminando sua refeição.
Um fato curioso era que os pais levavam seus filhos ao médico e depois levavam a receita para perguntar a ele se podia usar aquele remédio. Estava sempre disposto a ajudar nas Festas e almoço da Igreja Nossa Senhora da Conceição, com trabalho braçal nos fins da semana.
Era Católico praticante. Assim foi vivendo, até que uma dia um infarto violento o surpreendeu, que susto para todos!
Nesta época, já aposentado, trabalhava numa farmácia em Magé. A mobilização para salvar a vida do amigo Almir foi geral. Até um grande almoço foi realizado pela comunidade no C.E. Joaquim Leitão para custear sua ida a São Paulo realizar a cirurgia que se fez necessária. O que mais tocou a todos foram as orações por ele, todas as igrejas de todos os credos se uniram para em oração pela vida do amigo Almir. E Deus lhe permitiu continuar entre nós, agora com algumas limitações, mas, mesmo assim voltou a trabalhar por mais algum tempo. Alguns anos depois, teve um AVC e mais uma vez Deus ouviu as orações desta comunidade.
Pouco tempo depois Deus o levou rapidamente, pois se a comunidade tivesse tido tempo de interceder, na certa ele atenderia mais uma vez... Mas, ele precisava dos bons também.
Almir Costa de Carvalho, também conhecido carinhosamente como “Almir do Posto” e mais tarde “Almir da Farmácia”, faleceu em Santo Aleixo, no dia 14 de julho de 2007. Era um fim de semana e o Evangelho daquele domingo, foi a parábola do Bom Samaritano.
Saudades, eternas da família e amigos.
PELA SOLIDARIEDADE, POR TANTA DEMONSTRAÇÃO DE AMOR AO PRÓXIMO, PELA ALEGRIA DE SERVIR PRONTAMENTE, PELA FÉ E AMOR À FAMÍLIA E AOS AMIGOS, ALMIR CARVALHO COSTA É UMA
PERSONALIDADE QUE ESCREVEU UMA BONITA PÁGINA NA HISTÓRIA DE MAGÉ.
( Texto enviado pelo filho Almir Castilho)
Nenhum comentário:
Postar um comentário