terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

Ruthe Telles de Menezes - Diretora do Grupo Escolar Joaquim Leitão

 ACADEMIA VIRTUAL MAGEENSE DE CIÊNCIAS, LETRAS E ARTES - AVIMACLA

Presidente: Ivone Boechat
Patronese: Rute Telles de Menezes
Acadêmica: Ivone Boechat
Cadeira: 08
POR QUE RUTE TELLES DE MENEZES É A MINHA PATRONESSE?
Esta grande mulher educadora enfrentou todo tipo de dificuldade para implantar em Santo Aleixo uma educação primorosa e ensino de qualidade.
Rute Teles de Menezes – primeira diretora do Grupo Escolar Joaquim Leitão - educadora pioneira em Santo Aleixo
1934-1953
Rute Telles de Menezes nasceu em São Fidélis-RJ, no dia 30 de maio de 1913, filha de Arnaldo Telles de Menezes e Edwirges Telles de Menezes. Quando seus pais se casaram, sua mãe, a noiva, não havia completado ainda quinze anos; formaram uma família muito grande, com treze filhos.
Em 1934 a professora Rute Telles mudou-se de São Fidélis-RJ para Santo Aleixo, tão logo concluído o Curso Normal - formação de professor - na Escola Normal do Liceu de Humanidade de Campos-RJ. Ela fez o concurso público estadual de professores, foi aprovada e contratada para trabalhar em Santo Aleixo na Escola Estadual Isolada que deu origem ao Grupo Escolar Joaquim Leitão. No ano seguinte, em 1935, já instalada numa casa cedida pela Fábrica de Tecidos Esther, conseguiu levar todas as irmãs Maria, Eunívia, Adalgisa, Lucíola e a mãe Edwirges para morarem na pequenina cidade. Os três irmãos Benedito, Francisco e Santos ficaram em São Fidélis.
Antigamente, quem ostentasse o título de professor, tinha status. Em 1934, em Santo Aleixo, a única professora formada, com certificado do Curso Normal (ensino médio) era RuteTelles de Menezes, diretora da Escola Estadual Isolada - era assim que se chamava - com duas turmas, ainda sem nome.
Os desfiles escolares, a disciplina impecável da Escola, o nível de aprendizagem e educação, a elegância da diretora Rute, tanto no trato com os pais, alunos e autoridades, fizeram da Escola que dirigia, com imensa dedicação, uma referência no Município de Magé.
A professora RuteTelles já estava lutando há algum tempo e conseguiu que a Fábrica construísse mais três salas de aula, ampliando-se o número de vagas na Escola do Estado, uma exigência da lei de Diretrizes e Bases da Educação para uma Escola Isolada se tornar Grupo Escolar: no mínimo 05 salas de aulas.
Dona Rute trabalhou com excelência e conseguiu junto à Secretaria de Educação do governo Amaral Peixoto para que o processo de um grupo escolar, já autorizado a funcionar em Niterói, fosse transferido para Santo Aleixo
A irmã de dona Rute, Lucíola Telles, morreu em 2016, aos 92 anos, no Rio de Janeiro. Lúcida, narrava com riqueza de detalhes toda a história.
Quem era Joaquim Leitão?
Joaquim Leitão foi médico, escritor e tradutor. Nasceu no Porto- Portugal - em 26 de Abril de 1875. Casou com D. Amélia de Abreu de Lima Tavares Cardoso Leitão. Morreu em 1956
Sócio correspondente da Academia Brasileira de Letras – 4º ocupante, de 1941 a 1956, quando faleceu.
Escreveu o livro: Do civismo e da arte no Brasil
Joaquim Leitão colaborou como jornalista no Jornal de Notícias e Correio da Manhã, assim como em revistas portuguesas e brasileiras.
Escrevia mensalmente para a Atlântida: mensário artístico literário e social para Portugal e Brasil.
O processo da autorização de funcionamento do niteroiense Grupo Escolar Joaquim Leitão foi, então, transferido para Santo Aleixo, por força do Decreto-Lei 1657, de 31 de julho de 1943, e incorporou-se a ele a Escola Isolada já existente. Por competência, dedicação, mérito próprio, RuteTelles permaneceu, como diretora do Grupo Escolar Joaquim Leitão, por dezenove anos: de 1934 a 1953.
Em 1954, quando o governo do Estado do Rio construiu e entregou a nova e grandiosa sede do Joaquim Leitão, em novo endereço, foi uma grande festa, mas a professora Rute mudou-se para o Rio. Em vão os moradores de Santo Aleixo fizeram muitos abaixo-assinados, com milhares de assinaturas, pedindo para ela continuar. Ela foi descansar.
RuteTelles morreu, aos sessenta e um anos, no dia 25 de junho de 1974, no Rio de Janeiro. Foi uma grande educadora em Santo Aleixo.
Ivone Boechat (ex-aluna, ex-professora do Grupo Escolar Joaquim Leitão. Minha mãe, Zilma foi professora também da Escola)
Todas as reações:
Você, Silvana Boechat, Cesar Coelho Gomes e outras 35 pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário