terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

Maria Wanda Perbeils

 Academia Virtual Mageense de Ciências, Letras e Artes - AVIMACLA

Presidente: Ivone Boechat
Patronesse: Maria Wanda Perbeils
Acadêmica: Débora Cidade
Cadeira: 18
POR QUE MARIA WANDA PERBEILS
É A MINHA PATRONESSE?
Maria Wanda Perbeils é minha Patronesse, por que ela chegou a Santo Aleixo, em 1953, acompanhada das professoras Maria de Jesus Bastos e Enite Bastos vindas de Santo Antônio de Pádua - RJ onde fizeram o Curso Normal no Instituto Lavaquiel. Cheia de ideal e de juventude, Maria Wanda era escritora nata, apaixonada pelo folclore brasileiro, valorizava o civismo e uma exímia pianista.
Dirigiu com muita elegância o Instituto Pedagógico, o Colégio Estadual Joaquim Leitão nos anos de 1955, 1972, 1973, deixou marcado em seus corredores, pátio e no coração de cada aluno o sentido de amor a pátria e a cultura. Foi diretora do Colégio Cenecista Dedo de Deus, muito honesta, dura e exigente. Enfeitava o aniversário de Magé e seus desfiles cívicos com sua elegância e maestria. Transformava-se em gigante diante da forma na fila dos alunos cantando o Hino Nacional, Hino à Marinha do Brasil, a Canção dos Expedicionários, o Hino à Bandeira, o Hino à Independência... Formou muitos corais nas igrejas católicas, eu mesma fiz parte do Coral Cruzada Eucarística, junto com a Catequista Dna Raudelina na Igreja de São Sebastião na Vila Operária de Santo Aleixo. Fizemos muitas apresentações inclusive na Catedral de Petrópolis
Em 1967, foi nomeada ao cargo de Suplente do Conselho Deliberativo da Fundação de Cultura de Magé em 1967, 1968 no Governo do prefeito Juberto Telles, chegando a ser Secretária de Turísmo e Cultura de Magé em 1982 no Governo do prefeito Hiram Menezes Monteiro, realizando um excelente trabalho. Quando o meu pai Dorivaldo Ferreira Campos faleceu eu tinha 11 anos ela e o padre Antônio levaram um coral de crianças para cantar no velório, foi a despedida mais linda e triste que já vivi. Atitudes marcantes de uma professora na vida de uma aluna.
Todas as reações:
Você, Silvana Boechat, Cesar Coelho Gomes e outras 34 pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário