terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

Delfim da Câmara

 Academia Virtual Mageense de Ciências, Letras e Artes - AVIMACLA

Patrono: Delfim da Câmara
Acadêmico: Angela Cavalcante Costa Gomes
Cadeira: 06
Por que Delfim da Câmara é meu Patrono?
Delfim Joaquim Maria da Câmara foi um artista brasileiro talentosíssimo, nasceu em Magé em 1834, foi pintor, militar e professor. Já aos 14 anos demonstrava seu brilhantismo artístico e se matriculou na Academia Imperial de Belas Artes. Obteve alguns prêmios em 1850, ainda como aluno, porém também teve algumas derrotas perdendo para outro artista, um prêmio de viagem. O sentimento de frustração o fez abandonar a Academia e estudar por conta própria.
Transferiu-se para Porto Alegre pouco antes da Guerra do Paraguai. Serviu como voluntário do exército da província e até se tornou capitão. Em 1874 retornou ao Rio de janeiro, se reaproximou da Corte Imperial e fez algumas obras importantes, principalmente pinturas de retratos de pessoas influentes na sociedade. Um exemplo disso é este quadro de Dom Pedro II, pintado em 1879, que se encontra hoje no Museu Imperial, em Petrópolis, RJ. Sua vocação era tão forte que manteve um ateliê no Centro do Rio, deu aulas de desenho no Liceu de Artes e Ofícios, na Escola Politécnica na Academia Imperial de Belas Artes e ensinou também no Colégio Pedro II.
Infelizmente morreu esquecido, em data imprecisa, mesmo tendo uma trajetória tão bela, produtiva e de intensa contribuição para o nosso país.
Nenhuma descrição de foto disponível.
Todas as reações:
Você, Silvana Boechat, Cesar Coelho Gomes e outras 12 pessoas


Nenhum comentário:

Postar um comentário