terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

Benjamim Constant

 Academia Virtual Mageense de Ciências, Letras e Artes - AVIMACLA

Presidente: Ivone Boechat
Patrono: Benjamim Constant
Acadêmico: Clóvis Mendes
Cadeira: 30
POR QUE BENJAMIM CONSTANT É MEU PATRONO ?
Benjamin Constant Botelho de Magalhães (1836-1891) viveu parte de sua infância em Magé. Foi político, militar, professor de matemática, pensador, poeta, ministro e um dos líderes que fundaram a república no Brasil. Ele foi o autor da frase Ordem e Progresso na Bandeira Brasileira (1890) e um grande divulgador do positivismo no Brasil. Seu pai, o português Leopoldo Henrique Botelho, foi professor em Magé.
Benjamin Constant nasceu em Niterói, em 9 de fevereiro de 1836. Era filho de Leopoldo Henrique Botelho de Magalhães e Bernardina Joaquina da Silva Botelho. Seu pai, também professor e militar, nascera em Portugal e lutara a favor do Brasil nas Guerras de Independência, que precederam nossa emancipação política.
Desde a juventude, Benjamin teve um contato muito próximo com a educação, a partir da experiência de seu pai, que possuía uma pequena escola de primeiras letras, em Niterói, onde lecionava latim e gramática portuguesa. Mudando-se para Macaé (RJ) em 1837 e, depois, para Magé (RJ) em 1838, Leopoldo Henrique mantinha suas atividades educacionais nas quais seu filho seria, finalmente, alfabetizado, em Magé- RJ
Leopoldo marcou indelevelmente a vida do jovem Benjamin, não só pelo exemplo professoral, mas também pela figura amorosa que representava. A devoção de Benjamin ao pai era tamanha que, com a morte inesperada de Leopoldo, escreveu um belo e lamentoso poema em que chamou a perda de “trovão do infortúnio”. Seguiu-se ao trauma um período de tristeza e depressão, tanto para Benjamin quanto para sua mãe, que sofreu um colapso emocional do qual nunca se recuperaria.
Depois de proclamada a República, Constant chefiou o Ministério da Guerra do governo provisório. Em 1890, tornou-se Ministro da Instrução Pública e elaborou uma importante reforma do ensino.
******
No Corpo de Fuzileiros Navais, servi na secretaria do Comandante-Geral, descendente de Benjamin Constant - Almirante Rubens Constant de Magalhães Serejo.
No início de minha vida militar.
Todas as reações:
Você, Silvana Boechat, Sônia Monteiro Chiappini e outras 10 pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário