terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

Robson Motta Barros

 Academia Virtual Mageense de Ciências, Letras e Artes - AVIMACLA

Presidente: Ivone Boechat
Patrono: Robson Motta Barros
Acadêmica: Ana Cristina Barros Fróes
Cadeira: 26
POR QUE ROBSON MOTTA BARROS É MEU PATRONO ?
Robson Motta Barros nasceu, em 15 de maio de 1936, na cidade de Macaé no Estado do Rio de Janeiro, filho de Ernandes Barros e Maria Quirina Barros, teve três irmãos: João Magno,Yone e Edson Benigno.
Dr. Robson Motta Barros tem sua trajetória na Saúde do Município de Magé, desde 1961, quando se formou em Medicina na Universidade Federal Fluminense. Atuou como Pediatra em Magé, cuidando de muitos bebês e crianças no Município, até a década de 8O, quando se especializou em Psiquiatria. Daí em diante, sua clínica e estudos tinham como foco a saúde mental, o estresse, relacionamentos interpessoais e qualidade de vida, atuando na cidade de Niterói.
Dr. Robson publicou inúmeros artigos e os livros: Conviver: A Arte da Comunicação Eficaz – prefácio de Dr. Ivo Pitanguy e Amar Sem Sofrer - A Grande Busca Humana Afetiva. É co-autor de Gerente Total – Como Administrar com eficácia no Século XXI – A vida como exercício de melhoria contínua. Editora Gente - São Paulo.
Robson Motta Barros foi médico psicoterapeuta, filiado à (ISMA) International Stress Management Association e à (ABQV) Associação Brasileira para a Qualidade de Vida. Representou o Brasil no Primeiro Simpósio de Medicina Brasil - Japão em OSAKA. Recebeu a Medalha do Mérito Educativo Cultural, outorgada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro na Área de Educação e de Bons Serviços Prestados À Comunidade na Área de Saúde.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, Dr. Robson implantou um trabalho revolucionário na Área do STRESS – o mal do século - através de sua Teoria (BMO) Body-Mind-One Proferiu palestras ao redor do país e do mundo em mídias diversas. Apaixonado pela profissão, adquiriu uma vasta experiência profissional e cultural. Atendia a convites de todo Brasil para realizar grandes Eventos.
Na TV, no Rádio, nas Universidades, nos Jornais, nos grandes Congressos, onde comparecia para Entrevistas, Conferências ou Cursos, sua competência e facilidade de comunicação encantava a todos. Recebeu muitos Títulos pelo desempenho. A Prefeitura de Duque de Caxias outorgou ao Dr. Robson um honroso Título de Honra ao Mérito pelos excelentes trabalhos prestados à comunidade na Área da Saúde.
A tragédia do Gran Circo Norte-Americano incêndio ocorrido em Niterói, em 17 de dezembro de 1961, em que morreram 503 pessoas, e mais de 800 sofreram ferimentos. Dr. Robson trabalhou como voluntário ajudando a salvar muitas vidas.
Foi Secretário de Saúde de Magé no governo de José Barbosa Porto.
Rotariano em Magé e Niterói.
Um dos sócios fundadores da Associação Médica Fluminense, com sede em Niterói- RJ
Casado com Cecília Barros, tiveram três filhas: Ana Cristina, Helga, Erika e seis neto/as.
Foi meu grande mestre, incentivador na minha escolha e trajetória profissional como Psicóloga, Escritora, Conferencista, e Docente no Ensino Superior.
Sou neta do querido farmacêutico Ernandes de Barros – proprietário da tradicional Farmácia no Centro de Magé – “farmácia do seu Barros” e filha do Dr. Robson Motta Barros (1936-2016) e tenho muito orgulho em escolher o meu pai, meu Patrono!
Todas as reações:
Você, Silvana Boechat, Marlucia Rezende e outras 6 pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário