sábado, 18 de fevereiro de 2023

Célio dos Santos da Silva

 Academia Virtual Mageense de Ciências, Letras e Artes - AVIMACLA

Patrono: Felipe Tiago Gomes
Presidente: Ivone Boechat
SOLENIDADE DE POSSE NA ACADEMIA VIRTUAL MAGEENSE DE CIÊNCIAS, LETRAS E ARTES - AVIMACLA
Em conformidade com o seu Regulamento, a ACADEMIA concede o DIPLOMA de POSSE a CÉLIO DOS SANTOS DA SILVA
Patrono: Rugendas Johann Moritz
Cadeira: 28
que neste momento se compromete a cumprir os seus deveres acadêmicos, tais como se esforçar pelo engrandecimento e a Expansão da Cultura Mageense, Cumprir e respeitar a Lei de Direitos Autorais, Zelar pelo bom nome da Academia.
Magé, 08 de abril de 2022
Ivone Boechat - Presidente
CÉLIO DOS SANTOS DA SILVA
Professor Célio é filho de Amilton da Silva e Alayde dos Santos da Silva. Nasceu no dia 09 de julho de 1963 no Bairro de Pau Grande, no 6 Distrito de Magé –RJ Fez o Ensino Fundamental na Escola Municipal Sant’ Anna, em Pau Grande e o Ensino Médio no Centro Educacional Cozzolino no Bairro do Fragoso. É Graduado em Letras, com licenciatura na Língua Inglesa pela universidade Estácio de Sá – Campus de Petrópolis- RJ
CÉLIO FAZ UM RESUMO DE SUA TRAJETÓRIA
Sempre tive um certo fascínio pelas artes plásticas. Quando criança, durante as aulas de arte do ensino fundamental, ao fazer os trabalhos artesanais orientados pela professora Maria Pires, a minha personalidade artística já se fazia presente, e os meus trabalhos eram diferentes dos demais alunos.
Aproximadamente, aos 16 anos de idade, comprei uma pequena tela e algumas tintas a óleo e pintei o meu primeiro quadro, baseando-me nas técnicas de um livro de desenho artístico.
Na década de 70, ouvi falar de certo pintor que morava no bairro de Piabetá, era o professor Ney de Lima, um artista oriundo do Bairro de Vila Isabel, Rio de Janeiro, que ao se aposentar do Banco do Brasil, veio morar em nosso Município.
Um dia, fui à casa do Ney de Lima, tornei-me seu aluno e amigo. Não sei o tempo exato que frequentei as aulas do professor Ney, até porque, os momentos que passava no ateliê pintando, não poderia ser considerado como um tempo convencional de aula, aqueles momentos que estávamos naquele lugar, eram de uma magia extraordinária.
Recordo-me de duas encomendas que tive, quando ainda era aluno do professor Ney de Lima, na verdade, eu não queria aceitar tais pedidos, mas, disse-me que eu deveria aceitá-los, já que, segundo ele, eu tinha condições para pintar os dois temas. Foram duas telas, medindo 2,00 x 1,00 Uma tela era sobre a vista panorâmica da praia de São Francisco - Niterói e a outra, foi a pintura de uma fazenda que deu origem à cidade de Cataguases – MG. Infelizmente, não fiquei com registro daqueles trabalhos tão expressivos.
Na década de 80, em Pau Grande, Bairro do 6° Distrito de Magé, se organizou um grupo que se chamava Artes da Terra. Havia exposições de Arte, juntamente com os alunos do professor Ney e artirtas convidados na sede da Cooperativa da Fábrica que cedia o espaço.
Num determinado momento, professor Ney disse-me que eu já tinha condições de seguir pintando sozinho, sem a orientação dele. Foi quando parei de frequentar as aulas. Em 1996, perdi o mestre e um grande amigo, o professor Ney faleceu.
Meu alvo na pintura é retratar a bela história do nosso Município em telas. Estou me organizando para dar aulas de pintura na Associação de Moradores de Pau Grande. Trata-se de trabalho social voluntário.
Magé, 08 de abril de 2022
Presidente Ivone Boechat
Todas as reações:
Você, Silvana Boechat, Cesar Coelho Gomes e outras 42 pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário