terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

Francisco de Souza

 Academia Virtual Mageense de Ciências, LETRAS E ARTES- AVIMACLA

Patrono: Felipe Tiago Gomes
Presidente: Ivone Boechat
PERSONALIDADE QUE ESCREVEU UMA BONITA PÁGINA DA HISTÓRIA DE MAGÉ
FRANCISCO DE SOUZA
MÚSICO
Francisco de Souza - Chico Bindonga ou Magé Guitarra como era conhecido, filho de Etelvino de Souza e Deolindia Cezario de Abreu, nascido em 20 de janeiro de 1922 - natural de Magé - Estado do Rio de Janeiro.
Francisco aprendeu a tocar e gostar de cavaquinho com seu pai. Era guitarrista, violonista e dava aulas de violão para os amigos em Magé. Aos 18 anos ingressou no Corpo de Fuzileiros Navais no período de 10 de abril de 1941 a 30 de abril 1947.
Logo após o desligamento da Marinha, Francisco começou a se dedicar à música como profissional, estudando, conhecendo e trabalhando no Club Maxim's - Casa de Show no Beco das Garrafas - RJ e no Copacabana Palace ( 1949/ 1959) RJ
Em 1959 foi contratado para tocar no Hotel Nacional no Conjunto do Maestro Chukachuka, até 1965. Depois voltou ao Beco das Garrafas.
No início da Bossa Nova, era músico na Orquestra do Programa Almoço com as Estrelas na TV Tupi - apresentador - Aerton Perligeiro (1966/1969)
Em 1970 ingressou na Orquestra Oba Oba do Sargentelli - na Gávea, e depois foi para Ipanema, até 1972.
Em maio 1973, Francisco foi contratado com seus respectivos músicos pela Orquestra Oba Oba do Sargentelli e suas Mulatas; foi músico na Paulo Boate, localizada na Av. Paulista, até 1982 .
Em novembro do mesmo ano de 1982, Francisco viajou com o grupo do Sargentelli e Suas Mulatas para uma grande turnê na Europa:
Itália, Roma, Parlrmo, Portugal, Espanha, França, retornando ao Brasil, em dezembro de 1986, no auge do sucesso.
Em 31 de outubro 1988, Francisco nos deixou.
Inesquecíveis recordações com rastros de alegrias e sabedoria ficaram como marca do seu grandioso sucesso, além do exemplo de sua valiosa contribuição à história da música brasileira.
A trajetória deste grande músico foi marcante na história musical e familiar. UM ORGULHO PARA O POVO MAGEENSE!
-
"Meu tio Chico Bindonga, era conhecido no meio artístico como Magé Guitarra. Tocou com os maiores nomes da música: Dolores Duran, no Almoço com as Estrelas, Jô Soares, Johnny Alf e outros. No dia 20 de janeiro de 2022 foi o CENTENÁRIO dele.
Todos da família eram conhecidos em Magé"
MAGEPAIM
-
Francisco deixou a esposa, Amélia Maria Ribas de Souza (1924 - 2014) e os filhos:
Nilo Roberto
Nádia Maria
Francisco
Hildo Moacir
Nara Eliane
Cleber
Texto de Jerônimo Machado - neto de Francisco de Souza
-
Colaboração de MAGEPAIN - Sobrinho de Francisco de Souza
PELA BRILHANTE TRAJETÓRIA NO UNIVERSO MUSICAL, PELA DEDICAÇÃO DE SUA VIDA ÀS ARTES, PELO ESFORÇO PESSOAL E CAPACIDADE DE LUTA, POR HONRAR O MUNICÍPIO DE MAGÉ COM O SEU EXTRAORDINÁRIO SUCESSO, A ACADEMIA VIRTUAL MAGEENSE DE CIÊNCIAS, LETRAS E ARTES - AVIMACLA RECONHECE
FRANCISCO DE SOUZA
PERSONALIDADE QUE ESCREVEU UMA BONITA PÁGINA DA HISTÓRIA DE MAGÉ.
Magé, 27 de janeiro de 2023
Presidente
Ivone Boechat
Todas as reações:
Você, Ana Cristina Barros Fróes, Iara Esteves e outras 31 pessoas
2 compartilhamentos
Curtir
Compartilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário