terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

Franklin de Carvalho Júnior

 Academia Virtual Mageense de Ciências, Letras e Artes - AVIMACLA

Presidente: Ivone Boechat
Patrono: Maestro Franklin de Carvalho Júnior
Acadêmico: Charles Macedo de Freitas
Cadeira: 29
POR QUE O MAESTRO FRANKLIN DE CARVALHO JÚNIOR É O MEU PATRONO?
FRANKLIN DE CARVALHO JÚNIOR,
mageense, Patrono dos Músicos do Exército Brasileiro,
nasceu em Santo Aleixo - 2° Distrito de Magé - RJ - no dia 12 Agosto de 1903. Ingressou no Exército, em 1926. Sargento Ajudante-Contramestre de Música: 1934; 2º Tenente Mestre de Música: 1944. Mercê de seus elevados méritos, foi escolhido Mestre da Banda de Música da Força Expedicionária Brasileira, na Itália. Aquela corporação musical foi formada pela junção das bandas do 1º, 6º e 11º RI, Organizações Militares da Arma de Infantaria que integraram a FEB e “cumpriu programa de notável repercussão para elevar o moral da tropa que representou o Exército do Brasil no Teatro de Operações da Itália”, como a ela se referiu, o General Mascarenhas de Moraes; no retorno ao Brasil, o Ten Franklin foi designado Mestre da Banda da Academia Militar das Agulhas Negras. Foi agraciado com as Medalhas de Guerra e de Campanha. Foi promovido a 1º Tenente em 03 Maio 1954 e transferido para a Reserva como Capitão.
O Guarany foi fundado em 5 de setembro de 1913, e o pai de Franklin de Carvalho Júnior , foi um dos fundadores do Clube e também um de seus presidentes.
Em Magé, o projeto do Vereador Francisco Antônio de Oliveira apresentado à Câmara Municipal deu nova denominação à Rua Nilópolis, em Santo Aleixo que passou a se chamar Capitão Maestro Franklin de Carvalho Junior.
Franklin de Carvalho Júnior é Maestro, Musicista, Compositor, Escritor, Autor renomado na área musical.
É autor da obra Curso Completo de Teoria Musical. É autor de lindas músicas, entre elas, Oração pelo Brasil, em parceria com José Figueiredo de Albuquerque.
Em 1980, o Capitão Franklin de Carvalho Júnior foi homenageado pelo Exército Brasileiro com a honraria que o tornou Patrono dos Músicos do Exército Brasileiro.
A Medalha Capitão Franklin – Mérito ao Músico Militar – foi criada pelo Ministério da Defesa em 2007, como símbolo de distinção e reconhecimento aos trabalhos realizados pelos músicos militares e seus colaboradores.
A medalha reverencia o Patrono do Quadro de Músicos do Exército Brasileiro, o Capitão Franklin de Carvalho Júnior, ex-regente da Banda da Força Expedicionária Brasileira FEB, Mestre da Banda da Academia Militar das Agulhas Negras.
Medalha criada pela Portaria CNO 023/2007 e registrada no Ministério da Defesa sob o código R/14 do Adit Bol/EB/DCEM- DGP 20 de junho de 2007
Há uma Escola em Volta Redonda com o nome do Capitão Franklin. A instituição de educação básica Escola Municipal Maestro Franklin de Carvalho Júnior fica no bairro de Dom Bosco, em Volta Redonda - RJ e oferece aulas de Educação infantil, Ensino fundamental. Em dezembro de 2016 foi inaugurado o Teatro Maestro Capitão Franklin de Carvalho Júnior, com capacidade para 800 pessoas, em Volta Redonda, anexo ao Colégio Getúlio Vargas. Em Volta Redonda há uma importante rua com o seu nome. A Banda de Música da Guarda Municipal de Volta Redonda tem o nome do Maestro Franklin de Carvalho Júnior.
Foi o fundador da Banda Sinfônica da Companhia Siderúrgica Nacional - CSN
Como homenagem foi criada a Sala de Cultura Maestro Franklin Carvalho Júnior.
O espaço recebe artistas, grupos e coletivos culturais para apresentações, encontros, palestras e workshops. Ocupa espaço no Centro Cultural Fundação Companhia Siderúrgica Nacional.
Maestro Franklin Carvalho Júnior faleceu no dia 02 de maio de 1980, em Volta Redonda-RJ
Todas as reações:
Você, Silvana Boechat, Cesar Coelho Gomes e outras 23 pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário