Escola de Cristo e a escola dos homens
Ivone Boechat
Hoje, fala-se na educação moderna, discutem-se
leis e métodos que poderiam socorrer os "cansados e oprimidos" da
escola dos homens, todavia, os especialistas da educação se esqueceram de
estudar e analisar a estrutura e o funcionamento da escola que Jesus propõe à
humanidade.
O
Serviço de Orientação Educacional tem funcionado, na maioria das escolas, como
delegacia de polícia, para onde são encaminhadas crianças com problema; depois,
por falta de pedagogia, são transferidas, expulsas, discriminadas, reprovadas e
registradas no rol da evasão.
Cristo
fez tudo diferente.
Certa
vez, o Mestre estava na Galiléia e as crianças, como sempre o rodearam, porém,
os discípulos (agentes de disciplina) ficaram preocupados e começaram e
levá-las para longe. Só que foram severamente advertidos: "Deixai vir a
mim as crianças" (Lc. 18:16).
O
conselho de classe geralmente consiste no encontro periódico do corpo docente
para "avaliar" o desempenho dos alunos na aprendizagem. É um
julgamento apressado. O aluno é culpado por todo tipo de fracasso. Só ele
falhou, só ele mora longe, ele é mal educado, não se interessou e não aprendeu.
Sob a batuta de "especialistas", vem o resultado, ano após ano:
reprovação em massa. O réu é condenado e, se algum professor
"bonzinho" erguer sua voz em defesa, quase é massacrado:
-
Assim a educação não vai pra frente!
-
Você vai aprovar todo mundo?
Cristo
fez diferente.
Um
dia, Ele estava no templo, ensinando, quando "professores, escribas e
fariseus" lhe trouxeram uma aluna que havia cometido uma falta grave. Já
haviam realizado o conselho de classe entre eles e resolveram reprová-la. Uns
citavam artigos da Lei de Moisés (Lei de Diretrizes e Bases da Educação),
outros alegavam seu comportamento, porém queriam ouvir a palavra final do
Mestre. Perplexos, viram quando Ele se dirigiu não a eles, mas a ela: "Vai
e não peques mais" (Jo. 8:11).
Jesus
criou o conselho de classe para avaliar o processo educacional, onde destaca,
sobretudo, o professor. Isto ficou muito claro, principalmente, no dia em que
se colocou no meio de seus discípulos e perguntou: "E vós quem dizeis que
eu sou?" Estava criada a auto avaliação.
Nem
seria preciso dizer, mas a gente diz que o sistema de recuperação que se
implanta por aí não recupera. Na Escola de Cristo é diferente. O aluno Pedro
estava em recuperação e o Mestre preparou um teste oral, com apenas três
perguntas:
-
Pedro, amas-me?
-
Senhor, tu sabes que te amo.
-
Pedro, amas-me?
-
Senhor, tu sabes que te amo.
-
Pedro, amas-me?
-
Sim, Senhor, tu sabes que te amo.
Foi
uma prova duríssima, mas Pedro foi aprovado e ainda levou o dever de casa:
"Apascenta minhas ovelhas" (Jo. 21:16). Jesus criou a recuperação
para recuperar o aluno e não a nota. O aluno recuperado recupera a nota!
Os
estudantes da Escola Profissionalizante de Cristo saem habilitados como
"pescadores de homens". Líderes para atuar em todas as Eras.
O
problema da evasão é tratado com muita firmeza: "Qual de vós é o homem
que, possuindo cem ovelhas, perdendo uma delas, não deixa noventa e nove no
deserto, e não vai após a perdida, até que a encontre?" (Lc.15:4). Jesus
orava preocupado com a estatística de um aluno perdido na turma de 100. E nós?
De cada 100 alunos matriculados na 1ª série do Ensino Fundamental, somente oito
chegam ao Ensino Médio.
Jesus
se mostrou preocupado não só com alunos perdidos, que abandonam a escola, ao
contar a parábola dos que se perdem dentro da escola: "varrer a casa,
buscando-o até encontrá-lo" (Lc. 19:5).
Quem
fundou a obra educacional de recuperação dos meninos de rua foi Jesus (Mc.
9:42). Ele criou também o Centro de Estudos Supletivos. Havia aulas durante
todos os dias da semana: manhã, tarde e à noite. Zaqueu, chefe dos publicanos,
cobrador desonesto de impostos, fez sua matrícula de cima da árvore e começou a
estudar, naquele mesmo dia, em casa (Lc. 19:5). Nicodemos, príncipe dos judeus,
preferiu estudar à noite, levando no caderno de anotações as suas dúvidas. Após
a primeira aula, levou a resposta de tudo e uma advertência: "Tu és mestre
em Israel e não sabes estas coisas?"
Na
Escola de Cristo, estudavam ricos e pobres. Quando fundou a Educação Especial,
após a aula, curou a todos. Não temos esse poder, todavia, temos o dever de
respeitar os deficientes físicos e também a obrigação constitucional de
fazê-los parte integrada do sistema educacional (Mt. 15:31-32). Estava criada a
educação inclusiva.
E
a merenda escolar? Basta ler a narração
bíblica da multiplicação dos pães para responder a pergunta. Todas as vezes que
o Mestre ministrava suas aulas, ele mesmo providenciava a merenda (Mt. 14:17;
Mt. 15:36; Lc. 15:32).
Jesus
sempre trabalhou em equipe, não fazia o que os discípulos podiam fazer. Em
Betânia, choravam pela morte de Lázaro e
ele mesmo chorou, quando chegou à cidade. Seguido por grande multidão (suas
turmas eram enormes), foi visitar o túmulo, mas uma pedra o impedia de ver o
aluno-defunto. Com seu poder, bastava ordenar e a pedra se tornaria pó. Não.
Preferiu trabalhar em equipe: "Tirai a pedra" (Jo 11:39).Jesus sempre
fazia a chamada. Dentro do cemitério, se não fosse feita a chamada nominal do
aluno Lázaro, seria uma ressurreição em massa: Quem deveria “sair para fora?”
Sairiam todos!
Na
prova final de Pedro, Jesus lhe deu "cola" ao aluno. Ele errou a
última questão: cortou a orelha do centurião romano. Não foi reprovado nem ficou em recuperação.
Continuou na Escola, porque o Mestre sabe que o erro é pedagógico. Colou a
orelha!
Quem
foi que criou módulos para o ensino à distância? E os módulos foram escritos
pelos próprios alunos, Mateus, Marcos, Lucas e João, observando o universo
vocabular...
O
alunos da Escola de Cristo são tratados com justiça e igualdade. Judas que
tanto lhe perturbou o magistério não foi expulso nem transferido: estudou na
sua escola até o fim.
Cristo
implantou a inclusão digital: "Pedro, tudo o que ligares na Terra será
ligado no céu." Providenciou a globalização do ensino: "Ide por todo
o mundo"... para que os homens se religassem na Internet divina e
navegassem na mídia celestial: fé@graça.comJesus
A
palavra rede(web) “hoje” é ultra moderna, todavia, Jesus a usou como palavra
chave na Sua Escola e deu aula aos discípulos de web: “Lança a rede para o lado
de lá”. Ou seja, para o lado do Bem.
Ao
criar seu twitter, olhou para Pedro e disse-lhe: Segue-me. Hoje, o Mestre tem
milhões de seguidores ao redor do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário