terça-feira, 18 de novembro de 2014


                          Os gritos do Natal!

                                                                Ivone Boechat

“Há um rumor por toda parte: Jesus nasceu!” Os sinos estão ressoando no interior das capelas da vida! É preciso afinar as cordas do instrumento auditivo para se escutar os gritos. Nos hospitais não há vaga e nem hospitais em muitos e muitos lugares! O grito do abandono está adormecendo os “herodes” da era atual, agora travestidos e preocupados em comemorar o Natal!
Nas ruas, o grito desesperançado na porta das instituições enfeitadas de sinos e bolas fluorescentes, ofuscando a visão das políticas “sociais”! Crianças, jovens, adultos e idosos, desassistidos de carinho, da presença, do afeto, modulam a voz em uníssono para cantar com a boca cheia de esperança: tudo é paz!
Ouça o grito solitário do internauta conectado nas redes, falando sozinho, acompanhado da multidão carente do aconchego humano e muito mais!                 Contabilize milhares de presidiários da caverna artificial, escravizados pelo plim plim de pacotes encomendados para aquecer a venda de absolutamente tudo o que interessa; de alimentos que matam aos vendavais! Faça um pouco de silêncio e ouça o grito de milhões de crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos que estão fora da escola, no Brasil.
    Ouça mais: o grito daqueles que estão dentro da Escola, com projeto, agenda e compromissos, na geladeira, de uma pedagogia sem pelo menos o espaço dos recreios. A criança não tem o direito de tomar sol. O Brasil ficou em penúltimo lugar no ranking mundial da educação realizado pela Economist Intelligence Unit (EIU) e publicado pela Pearson.            Dentre os 39 países e a região de Hong Kong, o Brasil ficou somente na frente da Indonésia. O país que atingiu o topo do ranking foi a Finlândia, seguido da Coreia do Sul e de Hong Kong, na China.
      Ouça o grito de mais de meio milhão de presos nas cadeias do Brasil, doentes, com fome e sede. Há um déficit de 66% de vagas e os presídios se transformaram num depósito de lixo humano. É a 4ª população carcerária do mundo que se estampa nas manchetes num atentado aos direitos humanos. 72% dos Estados não têm defensores públicos, isto significa furtar um pote de margarina e mofar na cadeia. O pobre não tem defesa. O rico sai rindo da cara das autoridades e do povo.

       Segundo cálculos do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, ligado ao Palácio do Planalto), o número de indigentes do país cresceu de 10,08 milhões, em 2012, para 10,45 milhões no ano passado.O Brasil continua em recessão humana na 85ª posição no ranking mundial de Índice de Desenvolvimento Humano; com um crescimento do Produto Interno Bruto de 0.3% ao ano.

      Em 176 países pesquisados, o Brasil ficou em 78º lugar entre os piores lugares do mundo para ter filhos.  A violência coloca o Brasil no 10º  lugar no ranking mundial, incluindo os países em guerra. A cada dez minutos, morre uma pessoa assassinada no Brasil. São gritos calados pela violência.
     Que tal escutar o grito do adolescente e do jovem surdo pelo som metaleiro, imposto como última moda atual nas festas e desencontros religiosos ou não? Talvez estes nem percebam ou até rejeitem os sons tão suaves do Natal.
Tocam os sinos da solidariedade, os acordes da esperança começaram a vibrar! O aroma da promessa de Deus está exalando no caminho dos homens de boa vontade, o amor pediu licença pra chegar. Estenda sua mão, alcance os aflitos, veja quantos sofrem com súplicas no olhar, dobre os joelhos, tempo de fé; não esqueça de se levantar para atender os gritos.

                                                                       (Educação-a força mágica-1a. edição)

Nenhum comentário:

Postar um comentário