quinta-feira, 21 de junho de 2018

Plágio é crime
Ivone Boechat

Há pessoas que se apossam da obra alheia, assinam, tiram foto, postam, e se irritam, quando são deletadas, após a reclamação pelo direito autoral. Este crime horroriza. E não são adolescentes que fazem isto, porque alguém poderia dar o desconto pela imaturidade. Não. É gente cascuda, “madura”, “ useira e vezeira” com as quais se perde um precioso tempo de vida para denunciar, deletar, bater boca.

Alguns infratores dizem impropérios, mandam o autor amarrar uma melancia no pescoço...mesmo com a obra registrada, ainda leva-se um bom  tempo para o corrupto se mancar.

O que será que as famílias, escolas, igrejas estão ensinando? A modernidade abriu um espaço absurdo para a informação. Então é tudo a fazer! A educação precisa chegar junto e eu diria que tem que chegar na frente.

Autores que até já morreram estão com suas obras surrupiadas na mídia e deve-se colaborar denunciando. É triste demais.Para citar apenas um exemplo: a poetisa Myrtes Matias, falecida há pouco tempo, já tem vários textos postados com nomes de outros “autores”.

Encontro na Internet e-boock contendo  textos assinados por um “maluco” – só pode ser – quando se entra em contato, o cara de pau diz que na próxima edição vai corrigir o erro. Como assim? Outro faz um livro inclui texto dos outros, registra e diz que vai corrigir na próxima edição. Merecem o escárnio. Isto é imoral.

É uma maldade também postar o texto como anônimo. Tem que se pesquisar até encontrar o autor.  Há casos de alguns que ao tomarem conhecimento do autor verdadeiro, preferem tirar a página do que reconhecer o autor. Vamos dar as mãos para resistir ao furto de obras. Vamos denunciar os ladrões! Vamos desmascará-los publicamente! Seja quem for.

Como vencer a endemia de corrupção neste assolado país, se não há um mínimo de escrúpulo ao assaltar a obra alheia? Olá, senhores pais, professores, pastores, padres e todo mundo que se dedica à educação. É preciso fazer um mutirão urgente para ensinar às pessoas que se apossar do que não é delas é crime previsto em lei.


Na lei existem algumas especificações sobre o crime de plágio. Crime de Violação aos Direitos Autorais no Art. 184 – Código Penal, que diz: “Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa.
Resultado de imagem para plágio illustration

2 comentários:

  1. Sra Ivone Boechat
    É muita canalhice sua se apropriar da foto do casamento de meus pais e denunciar ao facebook como de sua propriedade
    Por favor corrigir

    ResponderExcluir
  2. Vc denunciou devido a utilização de uma frase sua sobre o pai. Peço desculpas, usei-a pq achei bonita e perdi meu pai naqueles tempos, nem tive cabeça para procurar a autoria e credita-la. Não pensei em "usa-la" para qualquer fim de crédito próprio. Simplesmente foi uma frase bonita que traduzia um pouco do momento de perda para mim. Novamente, me desculpe.
    No entanto, tem outra frase que não sei a autoria e agora hesito em utilizar, mas vou utilizar do mesmo jeito: ENFIA NO TEU CU!

    ResponderExcluir