quinta-feira, 9 de maio de 2013


Dia das Mães

As mais antigas celebrações do Dia das Mães remontam às comemorações primaveris da Grécia Antiga, em honra de Rhea, mulher de Cronos e mãe dos deuses.

Em Roma, as festas comemorativas do Dia da Mãe eram dedicadas a Cybele, a mãe dos deuses romanos, e as cerimônias em sua homenagem começaram por volta de 250 anos antes do nascimento de Cristo.

Durante o século XVII, a Inglaterra celebrava no 4º Domingo de Quaresma (40 dias antes da Páscoa) um dia chamado Domingo da Mãe, que pretendia homenagear todas as mães inglesas. Neste período, a maior parte da classe baixa inglesa trabalhava longe de casa e vivia com os patrões. No Domingo da Mãe, os servos tinham um dia de folga e eram encorajados a regressar à casa e passar esse dia com a sua mãe.

À medida que o Cristianismo se espalhou pela Europa passou a homenagear-se a igreja Mãe – a força espiritual que lhes dava vida e os protegia do mal. Ao longo dos tempos a festa foi-se confundindo com a celebração do Domingo da Mãe. As pessoas começaram a homenagear tanto as suas mães como a Igreja.

Em 1872, a escritora Julia Ward Howe chegou a organizar em Boston um    encontro de mães dedicado à paz.
A idéia da criação de um Dia da Mãe partiu de Anna Jarvis, em 1905, em uma pequena cidade do Estado da Virgínia Ocidental, quando sua mãe morreu. Foi lá que a filha do pastor, Anna Jarvis, e algumas amigas começaram um movimento na Igreja Metodista Andrews, da cidade de Grafton (Virgínia Ocidental) para instituir um dia em que todas as crianças se lembrassem e homenageassem suas mães. Três anos depois a família Jarvis já havia criado uma pequena tradição em sua comunidade, celebrando na Igreja Metodista de Grafton o Dia das Mães.
A primeira celebração oficial aconteceu somente em 26 de abril de 1910, quando o governador de Virgínia Ocidental, William E. Glasscock, incorporou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas daquele estado. Rapidamente, outros estados norte-americanos aderiram à comemoração.
Em 1914, a celebração foi unificada nos Estados Unidos, sendo comemorado sempre no segundo domingo de maio. Em pouco tempo, mais de 40 países adotaram a data.
O primeiro Dia das Mães brasileiro foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou o evento.
Hoje, praticamente, todos os países dedicam um dia às suas mães, apesar de cada um escolher diferentes datas ao longo do ano para homenagear a mulher mãe.
Ivone Boechat
        Pesquisa na Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário