terça-feira, 14 de março de 2023

Henrique Duque Estrada

 Academia Virtual Mageense de Ciências, Letras e Artes –AVIMACLA

Presidente: Ivone Boechat
Patrono: D. Pedro ll
Acadêmico: Yuri de Oliveira Coutinho
Cadeira: 14
PERSONALIDADE QUE ESCREVEU UMA BONITA PÁGINA DA HISTÓRIA DE MAGÉ
HENRIQUE DUQUE ESTRADA
Dr. Henrique nasceu no dia 27 de junho de 1871, em Magé, Rio de Janeiro, filho de Luiz Dias Duque Estrada e de D. Joaquina Caminha da Veiga.
Bacharel em Ciências e Letras pelo Colégio Pedro II, graduou-se em Medicina pela Faculdade do Rio de Janeiro, em 29 de janeiro de 1898, apresentando a tese intitulada “Tratamento do pé torto varus equinos congênito na infância”.
O Dr. Henrique Dias Duque Estrada foi durante muitos anos assistente do Prof. Miguel Couto, da célebre 7ª Enfermaria da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, ao lado de Oswaldo de Oliveira e Aloysio de Castro. Foi Livre Docente da cadeira de Clínica Médica da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro.
Dr. Henrique, com sua cultura ímpar e imensa prática médica o autorizavam a ambicionar uma Cátedra na Faculdade de Medicina, mas sua timidez, seu temperamento humilde e nervoso não o ajudavam. Com grande mágoa para o Mestre Miguel Couto, desistiu desse sonho.
Dr. Henrique Dias deixou publicados vários trabalhos sobre temas diversos de Clínica Médica, destacando-se: “Poliorominite”, “Astasia-abasia”, “Tetania”, “Pneumotorax artificial”, “Diagnóstico funcional do coração”, “Neurotabes periférica”, “Lues da veias e dos linfáticos”, “O fígado da uncinariose”, “Punção do baço no diagnóstico da malária” e muitos outros que abrangem a patologia cardíaca, respiratória, digestiva e neurovegetativa.
Como dicionarista, em colaboração com Dr. Alex Hauer, editou o Dicionário Alemão-Português de Termos Médicos. Este dicionário foi publicado em 1911, contendo 237 páginas, acrescidas de várias indicações sobre Universidades na Alemanha, revistas médicas alemãs e estações balneárias e climáticas mais citadas na literatura alemã.
Dr. Henrique foi eleito Membro Titular da Academia Nacional de Medicina, em 1904, e exerceu o cargo de 2º Secretário nos períodos de: 1913-1914; 1914-1915; 1915-1916. Para o livro que a Academia Nacional de Medicina publicou, por ocasião do centenário do ensino médico no Brasil, escreveu Henrique Dias Duque Estrada um minucioso estudo sobre a bibliografia da hematologia do beribéri.
Foi sócio efetivo da Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro.
Dr. Henrique faleceu dia 27 de agosto de 1951, no Rio de Janeiro.
Por sua determinação, capacidade profissional, brilhantismo na ciência, por honrar o Município de Magé através de toda a sua trajetória, a
Academia Virtual Mageense de Ciências, Letras e Artes- AVIMACLA reconhece
HENRIQUE DUQUE ESTRADA
PERSONALIDADE QUE ESCREVEU UMA BONITA PÁGINA DA HISTÓRIA DE MAGÉ.
Magé, 11 de março de 2023
Presidente
Ivone Boechat
Todas as reações:
Você, Cesar Coelho Gomes, Rita S Coelho e outras 18 pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário