segunda-feira, 7 de setembro de 2015


Brasil, seus filhos hoje aqui estão, de mãos dadas, vibrantes, com toda a força que a união encerra, nessa mistura de raças, nessa grandeza de pensamentos.
Meu Brasil, é preciso traçar seu perfil nos versos do poeta brasileiro, rimar sua beleza, cantar seu ritmo, sonhar ao som de suas maravilhosas cascatas: viver, um só ideal, uma só bandeira, uma só canção de liberdade.
A natureza buscou todas as flores ao orvalho das auroras e fez esse lindo jardim, tapete verdejante desta linda terra. Nesta apoteose de cores, cantamos em uníssono o seu hino, numa demonstração de fé, de contemplação e de paz.
Estamos conscientes da importância inaudita da integração de forças.
Brasil, somos gente que aprendeu a amá-lo e nossa alegria é imensa por vê-lo caminhando em busca de nobres ideais, novas diretrizes, com a mais profunda vontade de acertar.
Nas páginas eternas de sua história, Brasil, brilha, ainda hoje, a auréola resplandecente dos heróis, comemorando vitórias, conquistas, destemor.
Brasil das colinas verdejantes, do Cruzeiro do Sul, das jangadas, do Amazonas.
Brasil das vitórias-régias, do manancial de cores, das manhãs radiosas, em constante primavera.
Pátria, o coração bate ao compasso do entusiasmo do seu povo herói.Terra de Santa Cruz, imensa cruz, sobre a qual reclinamos a cabeça, como num altar, em prece fervorosa, numa constante ação de graças.
É preciso contar que este chão não é uma dádiva do céu, somente. É o resultado de muitas vidas que se doaram em renúncia: vidas que não morreram – transformaram-se em exemplo de vida.
Nossa saudação é dos que sabem sorrir, dos que sabem amar, dos que sabem ficar e jamais se negam de partir, se preciso for.

Ivone Boechat

Publicado no livro Por uma Escola Humana, Ed. Freitas Bastos, RJ 1987

2 comentários:

  1. Parabéns, querida Ivone! Inesquecíveis os seus cursos aqui no Mato Grosso: Jauru e Indiavaí. Lembro do último curso... Cantamos: "Não aprendi dizer adeus..." E uma chuva caiu como lágrimas de despedida. Fiz uma paródia da melodia "Então é Natal" para te homenagear certa vez em Jauru, próximo do Natal, década de 90. "Ivone querida / Pra sempre será / Em meu coração / Ação Boechat. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada! Quanto tempo! Tenho saudades! Viajo muito ainda!
    Grande abraço.
    Ivone

    ResponderExcluir