segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Jornal do Vale- Ivone Boechat

O JORNAL DO VALE é uma publicação das Organizações Vale Comunicação Integrada-sede em Goiânia/Goiás- empresa fundada em 28 de agosto de 2008 com a missão de editar e publicar revistas e jornais, dirigir três emissoras de rádio, uma emissora de televisão, além de manter em atividade agências de publicidade, pesquisas de mercado e de opinião pública, produção cinematográfica de vídeos e programas de televisão.

sábado, 8 de outubro de 2011

"Nós vai, nós vei" texto de Ivone Boechat





“Nós vai, nós vei”

Quem poderia imaginar que um dia iriam expedir uma orientação tão equivocada sobre o ensino da Língua Portuguesa? Pasmem! Já foi distribuído o kit. Como professora, devo confessar que estou escandalizada!! Justificativa? “Respeito aos erros gramaticais do povo”. Será que o professor de português não sabe disto? Claro que sim! Ele só não pode ensinar errado. Respeitar a quem fala errado é outro departamento.

Ora, para respeitar os erros gramaticais do povo, com 50% de analfabetos funcionais e 10% de analfabetos da leitura e da escrita, é só implantar a educação, porque ela ensina a respeitar tudo. Quando é preciso distribuir kit para respeitar mulheres violentadas, kit de erradicação de pedofilia, kit de orientação sexual, kit contra homofobia, kit para contar a história do Brasil, kit para respeitar a língua portuguesa...é porque a educação está deixando muito a desejar, socorro! Nós, educadores, ficamos muito preocupados. Por que não se investe corretamente na educação? Não é escassez de verba, porque ninguém é tão analfabeto que não confere as altíssimas verbas que são supostamente destinadas para a educação. Triste é a educação administrada por kit.

Por que então não se aperfeiçoa o material para o ensino da gramática ? Esse material é fraco? É só pra encher (lingüiça) o tempo, o currículo, dar emprego ao professor, só pra reprovar criança, sei lá... é pra isso?

O Brasil ocupa o penúltimo lugar no ranking mundial da qualidade de ensino. Escolas não têm professor, carteira, banheiro, biblioteca (mas têm computador) os professores recebem um salário ridículo, não têm cursos de aperfeiçoamento(mas têm computador) e cada ano a situação de sobrevivência do professor, ao invés de melhorar, piora! Por que não se faz a CPI da educação para descobrir para onde vão 4,3% do PIB que deveriam ser investidos na educação ? Distribuir computadores para analfabetos não é processo de inclusão é brinquedo de distração, é chocalho, enquanto isso....


A Língua Portuguesa é a quarta língua mais falada no mundo e veiculada na Internet, é a mais falada no hemisfério sul. O português é conhecido como "A língua de Camões" (em homenagem a Luís de Camões, escritor português, autor de Os Lusíadas) e "A última flor do Lácio” (expressão usada no soneto Língua Portuguesa, do escritor brasileiro Olavo Bilac).


Nós, professores, temos que fazer um movimento pelo ensino digno da Língua Portuguesa? Já o fazemos em sala de aula! Fazer um buzinaço para chamar a atenção de quem? Criar o Dia do Ensino Competente? Não, resistir e incomodar mesmo, insistir para se falar correto e ensinar às crianças como se fala esta língua tão rica, acessível a todos, não importando a classe social. Inclusão é também isto: permitir que todos os brasileiros falem corretamente a língua do seu país.


Ivone Boechat